Enem: hoje é o último dia para pagamento da taxa de inscrição

Até a manhã desta quinta-feira, apenas 35,94% dos inscritos pagantes quitaram o boleto da GRU
(Foto: Juliana Andrade)

Termina nesta quinta-feira, 23, o prazo para o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) que viabiliza a participação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Bancos, casas lotéricas e agências dos Correios estão disponíveis para receber o pagamento no valor de R$ 85 dos candidatos que não foram contemplados com a isenção.

Até a manhã desta quinta-feira, apenas 35,94% dos inscritos pagantes quitaram o boleto da GRU, conforme as informações do último balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Quem teve direito à isenção do pagamento da taxa e concluiu a inscrição no prazo já tem sua participação garantida no exame. As provas do Enem 2019 serão aplicadas em dois domingos, 3 e 10 de novembro.

Segunda graduação

Quem já se antecipou e garantiu a participação no Enem 2019 foi Everton Santana, de 27 anos. A primeira vez que realizou as provas foi em 2010, um ano após terminar o Ensino Médio. “Esta será minha segunda participação. Meu objetivo é fazer o Enem para tentar uma segunda graduação”, afirma.

Santana é graduado em Letras e tem dupla habilitação: em Inglês e Português. “Linguagem e Ciências Humanas são minhas paixões. Como estou no ambiente escolar, me encontro em constante revisão [dos conteúdos do Enem], em especial na área de Linguagem, que é minha especialidade”, avalia.

Quem mais participa do Enem?

Todas as pessoas podem participar do exame desde que realize a inscrição. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) destaca, no entanto, que o uso dos resultados difere entre os participantes.

Saiba mais sobre o Enem 2019

Quem já finalizou o Ensino Médio, ou terminará em 2019, pode usar a nota do Enem para se candidatar às vagas de programas de acesso à educação superior (SiSU), programas de bolsa de estudos (Prouni) e/ou de financiamento estudantil (Fies). Quem ainda finalizará a educação básica nos próximos anos pode se inscrever como “treineiro” com o objetivo exclusivo de autoavaliação.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais