Enem: mais de 40 mil inscritos faltaram a primeira prova em SE

A porcentagem de ausentes ficou em 46,2%, bem próximo da média nacional, que marcou 51,5% (Foto: Seduc)

Segundo um balanço do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), dos 86.895 inscritos em Sergipe para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio 2020 (Enem),  40.156 candidatos faltaram ao primeiro dia de prova, realizado neste domingo, 17.

Ainda segundo o Inep, a porcentagem de ausentes ficou em 46,2%, bem próximo da média nacional, que marcou 51,5%. Em Sergipe, a prova foi realizada em 34 municípios sergipanos, com 282 locais de prova e 3.342 salas de aula.

Segundo o ministro da Educação, Milton Ribeiro, a abstenção recorde se deve principalmente ao medo da pandemia e a campanhas contrárias à realização do exame. Apesar disso, considera a aplicação da prova vitoriosa. “Fico satisfeito com o que fizemos no meio de uma pandemia”, diz, “[Quero] qualificar o Enem no meio de uma pandemia como algo vitorioso para não atrasar mais a vida de milhões de estudantes”.  Em 2009, o segundo ano de aplicação do Enem com a maior abstenção, a porcentagem de inscritos que não compareceram foi de 37%.

Candidatos eliminados

Foram eliminados do exame 2.967 candidatos por não respeitarem as regras do Enem, entre elas, não cumprirem as medidas de segurança para evitar o contágio pelo novo coronavírus, como usar máscara cobrindo a boca e o nariz durante toda a aplicação. Ao todo, 69 participantes foram afetados por questões logísticas, como emergências médicas, falta de energia elétrica, entre outros. Os dados tanto de presença, quanto das eliminações, segundo o presidente do Inep, são preliminares.

por João Paulo Schneider
Com informações do Inep

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais