Equipes do FNDE estão em Sergipe capacitando prefeitos e secretários

Evento acontece nesta segunda-feira, 26, e terça-feira, 27 em hotel na Orla de Atalaia (Fonte: Ascom Fames)

Gestores, secretários e técnicos dos municípios sergipanos participam nesta segunda-feira, 26, e terça-feira, 27, do Encontro Técnico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que está sendo realizado em um hotel na Orla de Atalaia. Técnicos do FNDE estão em Sergipe para falar sobre os programas e capacitar os municípios para melhor aplicação dos recursos.

Presidente da Fames, Cristiano Cavalcanti, e o presidente do FNDE, prof. Caros Alberto Dacotelli, participam do evento (Foto: Infonet)

O presidente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames), Cristiano Cavalcante, explica que esse evento era muito esperado pelos prefeitos de Sergipe já que é uma forma de encurtar a distância entre as administrações municipais e o FNDE.

“Hoje e amanhã toda a estrutura do FNDE está aqui em Sergipe, é a mesma coisa que as pessoas que fazem a educação no estado estarem em Brasília. Aqui os gestores vão poder resolver problemas, tirar suas dúvidas e o principal, serão capacitados para que a gente consiga atingir e usar de forma adequada todos os mecanismos que são colocados à disposição dos gestores”, ressalta.

Secretário de Estado da Educação, Josué Modesto, acredita que esse encontro é crucial para a educação de Sergipe (Foto: Portal Infonet)

O presidente do FNDE, Prof. Carlos Alberto Dacotelli, explica que o Fundo sempre foi entendido como agente repassador de dinheiro púbico para educação, mas desde de janeiro que o foco foi alterado para gestão estratégica das finanças públicas para educação, e agora a gestão quer ampliar o diálogo indo aos estados.

“Queremos conversar com quem executa, detalhar os programas e dirimir as dívidas. O FNDE trabalha com 52 programas diferenciados, e cada um dos programas melhora a qualidade de educação dos municípios, mas esses municípios que utilizam recursos públicos precisam prestar contas ao Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a aplicação desse recurso. Estamos conversando, detalhando, operacionalizando, buscando fazer com que o gestor da educação que opera no município tenha segurança em usar nosso programa”, esclarece.

A prefeita de Capela, umas das gestoras municipais que participa do evento, entende que a educação é uma das pastas mais complexas para administrar e que é preciso aproveitar a vinda do FNDE ao estado para conhecer as novas diretrizes e sanar as dúvidas.

“Essa aproximação do FNDE com os municípios é muito importante porque facilita a conversa. Hoje trouxe a secretaria de educação e os técnicos do município para conhecer melhor os programas e as novas resoluções. O FNDE é um fundo muito importante não só Capela, mas todos os municípios que precisam desses recursos”, afirma Silvany Sukita.

O secretário de Estado da Educação, Josué Modesto, entende que esse encontro contribui para melhorar a educação em Sergipe porque é um momento de se aproximar da principal fonte de investimentos na educação e regularizar pendências.

“O FNDE é a principal fonte para investimentos na educação, e normalmente os entes não dispõe de recursos próprios para investimentos, portanto, esta fonte praticamente a única ou a mais importante. A educação tem uma carência de recursos para investimentos, para reformas de escolas, aquisição de equipamento, construção de novas escolas, então esse momento e crucial”, assegura o secretário.

Por Karla Pinheiro

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais