Escolas públicas terão internet em banda larga

55 mil escolas deverão ter internet banda larga / Foto: Arquivo Infonet
O Governo Federal anunciou o programa de inclusão digital que levará conexão à internet em banda larga a 55 mil escolas públicas dos ensinos médio e fundamental até 2010. Essas instituições representam 75% dos cerca de 77 mil colégios localizados no meio urbano.

 

O cronograma do projeto já está definido. A banda larga chegará a 22 mil escolas este ano. Outras 22 mil serão beneficiadas no ano que vem e as 11 mil restantes serão contempladas em 2010. Cerca de 80% dos alunos que estudam em escolas públicas estão matriculados nestas instituições.

 

O serviço será oferecido gratuitamente a esses colégios até o fim do contrato de concessão que as teles assinaram e renovaram com o governo, através da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), ou seja, 18 anos. A idéia do Executivo é aumentar a qualidade do ensino e levar conexão gratuita às escolas. A troca de documentos e informações entre as instituições e os Governos Federal, estaduais e municipais será desta forma facilitada, acredita o governo.

 

Empresas trocaram postos por escolas públicas

 

O acordo só foi possível porque, depois de quatro meses de negociação, o governo desobrigou as operadoras telefônicas fixas – Telefônica, Brasil Telecom e Oi/Telemar – a ampliarem a oferta de postos de Serviços de Telecomunicações no país.

 

Segundo a Anatel, para cumprir as obrigações contidas no Plano Geral de Metas para a Universalização, as empresas gastariam aproximadamente R$ 1 bilhão nessas instalações. O mesmo montante será utilizado para levar a infra-estrutura de banda larga a todos os municípios do País até dezembro de 2010.

 

Por Ivan Valença

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais