Escolas se classificam para a 5ª fase da Olimpíada em História

O Estado está sendo representado por 24 equipes (Foto: Divulgação/Unidade Escolar)

A 5ª fase da 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) já começou com a participação de 2.308 equipes de todos os estados brasileiros. O Estado de Sergipe está sendo representado por 24 equipes, compostas por alunos das redes pública e particular.

Uma das unidades de ensino da rede estadual classificadas foi a Escola Estadual Dom Mário Rino Sivieri, do município de Lagarto, a qual passou para a 5ª fase, com 10 equipes, estas orientadas pelo professor Cleiton Melo Jones. Ele explica que, como já participa do projeto há três anos, os alunos recebem formação ao longo do ano sobre as temáticas que são normalmente abordadas na competição. Além disso, no início de cada ano, os estudantes do oitavo e do nono anos são convidados a formar equipes e treinar com as questões da ONHB das edições anteriores em reuniões semanais nos meses que antecedem a competição.

Para ele, a ONHB tem uma grande relevância na vida dos seus alunos. “Somos uma escola de periferia de Lagarto, no interior de Sergipe. Não recebemos recursos específicos para isso nem temos uma estrutura física e tecnológica que explique nosso resultado destacado nessa competência acadêmica, que tem nível nacional. Disputamos contra alunos de Ensino Médio em pé de igualdade porque nos empenhamos muito. Saber que podemos chegar tão longe através do esforço escolar e acadêmico dá uma nova perspectiva de futuro aos nossos estudantes. A autoestima de todos na unidade tem crescido com esses resultados”, declarou.

Ele explica que, nesta semana, a tarefa da ONHB é produzir uma história sobre um nome sergipano, homem ou mulher, que foi “Excluído da História” apesar de seus feitos de importância local ou regional. “Assim, estamos destacando 10 pessoas com trajetórias incríveis, cujas histórias vão servir para divulgá-los nacionalmente”, afirmou.

Outras escolas em destaque

Outras unidades de ensino da rede estadual classificadas são o Colégio Estadual Severiano Cardoso, de Boquim, com três equipes; e o Colégio Estadual Professor Abelardo Romero Dantas, de Lagarto, com uma equipe. O professor Carlos Roberto Santos Maciel, que orienta as equipes do Severiano Cardoso, também falou sobre a importância dessa competição.

“A olimpíada leva os alunos a aprenderem e a aprofundarem seus conhecimentos sobre a história do Brasil de uma forma singular, através da análise de diversos temas a partir das mais variadas fontes históricas. Estamos bastante felizes por termos avançado até essa fase, já que é nossa primeira participação nas olimpíadas. Chegamos até aqui com muito esforço e dedicação de todos, e estamos esperançosos em continuar avançando, e quem sabe chegarmos à final”, afirmou.

Fonte: Seduc

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais