Escritora sergipana tem obra celebrada em livro

Livro será lançado no dia 9 de abril, às 19h, via YouTube. (Foto: Divulgação)

2021 traz um belo motivo de celebração para a cultura sergipana! A poeta Iara Vieira, um dos nomes mais significativos da nossa literatura, tem sua obra celebrada em livro com lançamento confirmado para o dia 9 de abril, às 19h, pelo canal do Youtube da editora Mondrongo (Bahia). Poesia Completa, título da obra, traz a produção poética de uma das maiores vozes do cenário das letras sergipanas. A seleção e revisão dos poemas foi feita pelo poeta Ronaldson.

Para o poeta, que há anos se debruça sobre os versos de Iara, a importância dessa obra não está somente no seu inegável valor literário, mas em fazer justiça (sem rancores das precariedades culturais) a uma autora fundamental que extrapolou os limites da produção literária para imprimir uma ação cultural indelével. “Marcante em sua geração e além dela,  esta publicação mostra a inteireza de uma autora singular e essencial. Uma edição que agrega livros de muito valor, em edições  já esgotadas num tratamento contemporâneo que honra a poeta e seus leitores”, ressalta Ronaldson.

A poeta

Natural de Aracaju, formada em Letras pela Universidade Federal de Sergipe, Iara foi professora da rede municipal de ensino, trabalhou na Secretaria de Estado da Cultura, além de ensinar redação em curso pré-vestibular. Desenvolveu importantes projetos na área cultural do Estado como O Fórum de Poesia, O Ciclo de Debates Literários, O Autor e o Leitor, O Livro vai à Escola, Oficina Literária e promoveu os concursos Prêmio Núbia Marques (Ficção) e Prêmio Santo Souza (Poesia), além do Aperitivo Poético (Poesia).

Como poeta, Iara Vieira destacou-se como um nome de relevante peso, colocando a poesia sergipana aos olhos de grandes nomes da literatura brasileira como o poeta Carlos Drummond de Andrade que, ao receber os originais do livro “Esses tempos ad/versos” testemunhou, escrevendo à poeta:

“Se o Esses tempos ad/versos merece publicação? Você está brincando, amiga. Quem já editou livros, como você, como “Interiores”, com prefácio consagrado de José J. Veiga não precisa consultar ninguém. Aliás, seu novo trabalho já está anunciado, o que comprova a sua decisão, muito justa, de publicá-lo”.

Em vida, Iara publicou os seguintes livros: Ruínas (Poesia), 1977, Interiores (Contos), 1982, Esses Tempos Ad Versos (Poesia), 1994, A Fome do Paraíso (Poesia), 1994 e O Coro da Serpente (Poesia), 2001. Seu último livro, póstumo, foi A Íntima Humanidade (Poesia), 2003.

Fonte: Ascom/Livro Poesia Completa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais