Estudantes do IFS tem dificuldade em matrícula da UFS

Atraso no período letivo do IFS é motivo de trantornos em matrícula (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) solicitaram à justiça uma liminar para obrigar que a Universidade Federal de Sergipe (UFS) aceite as declarações de concludentes emitidas pelas instituição. Com o atraso no período letivo causado pela greve dos professores e servidores federais, os alunos só poderão obter o certificado oficial de conclusão do ensino médio no dia 23 de abril, o que tem dificultado a inscrição dos alunos na UFS.

Segundo os estudantes, o juiz federal Ronivon de Aragão, titular da 2ª Vara da Seção Judiciária de Sergipe, prontificou-se a expedir a medida na tarde da quarta-feira, 13.

Aprovado no curso de Engenharia Civil, o estudante Matheus de Santana Barbosa afirma que cerca de 150 alunos do IFS foram penalizados. “Fui à UFS na segunda-feira [11] para fazer a matrícula. Lá eles disseram que não poderiam aceitar o documento, e que só poderiam receber mediante decisão judicial. É uma grande frustração passar por isso, já que nós só temos até o dia 22 no máximo para fazer as inscrições, mas só poderemos pegar o documento em abril”, diz.

Prevendo as dificuldades, Matheus chegou a entrar com uma Ação Civil Pública (ACP) no mês de dezembro de 2012. “Como a ACP diz respeito a todas as universidades de Sergipe, o resultado ainda não saiu. Por isso, fomos até o juiz Ronivon expor a situação e pedir que o processo com relação à UFS fosse adiantado. Ele se mostrou sensível e acatou nosso pedido durante conversa na tarde desta terça-feira [12]”, explica.

O estudante relata que a não aceitação do documento de conclusão emitido pelo IFS tem causado grandes transtornos entre os alunos. “Tem gente que não tem dormido a noite, e algumas pessoas chegaram a passar mal. E esses transtornos não são casos pontuais. Só no campus Aracaju são 124 alunos que não conseguiram fazer a matrícula”, destaca. "Com a expedição da liminar, nossa esperança é de que até o final da semana possamos enfim realizar a inscrição", completa.

Prograd

Segundo Jonatas Menezes, pró-reitor de graduação da UFS, ainda existe tempo para que os alunos realizem a inscrição. “As matrículas vão até sexta-feira [15], e no dia 22 haverá chamada dos excedentes. Com isso, o tempo se amplia. Os alunos que estão passando por essa situação poderão regularizar a documentação até lá, e caso entrem na justiça é muito provável que ganhem o direito de reconhecimento do certificado”, afirma.

O pró-reitor destaca ainda que o histórico escolar atestando a conclusão do ensino médio é solicitado no edital de inscrição do aluno para o processo seletivo.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais