Estudantes fazem passeata no Dia da Consciência Negra

Centenas de estudantes participaram da caminhada essa manhã
Estudantes de nove escolas da rede estadual de ensino fizeram hoje, 20, uma marcha pelo dia Da Consciência Negra. A manifestação abriu as comemorações do “Novembro Negro”, Mostra pluri-artística feita pelo Coletivo de Artistas Afro-descendentes. Os alunos saíram da praça Camerino e foram em direção à praça Fausto Cardoso, onde aconteceram apresentações de grupos escolares.

Segundo a professora Cleide Pessoa, organizadora do evento e diretora educacional da SEED, os alunos vêm se preparando para esse dia desde o dia 13 de novembro. “Estamos fazendo um trabalho de conscientização com os alunos. Mostrando que esse tipo de ação faz parte da luta pela transformação da sociedade”, disse a professora.

Grupo de dança Live, formado por alunos do Dom Luciano
Alunos do Dom Luciano abriram as apresentações artísticas com um grupo de street dance, denominado ‘Live’, formado por seis garotos do colégio, o grupo apresentou coreografias baseadas em black music. “Quando nós estamos dançando temos que lembrar sempre da nossa raiz, a cultura negra”, disse um dos integrantes do Live, Alisson Souza, mais conhecido como DJ.

A estudante Francieli dos Santos, 15, participau da passeata e disse que o ato é interessante para lembrar o dia da morte de Zumbi dos Palmares. “Eu lembro muito de uma frase que me falaram, que diz que a essência de todos nós é a mesma, mas as nossas diferenças nós temos que respeitar”, ressaltou.

Joice dos Santos, 13, diz que o dia foi uma maneira de representar as igualdades
O diretor da escola Clodoaldo Alencar, professor Fernando Freitas, salienta que o envolvimento dos alunos é algo “fantástico”. “A nossa sociedade precisa não só se preocupar com a consciência social, mas com a cidadania. A situação atual do país não é fruto somente de um problema político –social, mas também fere a alma cristã”, diz o professor, lembrando do preconceito racial no país.

Por Ben-Hur Correia e Carla Sousa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais