Estudantes plantam árvores no Ibura

Prof. Bezerra (ao centro de azul), e os estudantes na Floresta do Ibura
Aproximadamente 100 estudantes de ensino infantil, fundamental e médio, plantaram nessa terça-feira, 17, centenas de árvores na Floresta Nacional da Ibura, em Nossa Senhora do Socorro. As árvores foram plantadas em uma área devastada com o objetivo de reflorestar a região e divulgar a Floresta Nacional. Posteriormente serão feitos estudos de identificação científica de todas as espécies contidas na região do Ibura.

A floresta abriga o maior lençol freático de Sergipe, onde está instalada uma subestação da Deso. “Se as árvores desaparecerem do local a água vai embora”, explica o professor José Bezerra, coordenador da expedição pedagógica. “A importância de se plantar uma árvore lá é muito grande. A gente quer manter contato direto com as espécies da região, identificando e acompanhando a Floresta”, disse o professor.

Nesse sábado, 21, a expedição irá para a Serra de Itabaiana, onde os alunos já verificaram a criação ilegal de animais como cavalos, porcos e galinhas. “A criação desse tipo de animal contamina o manancial do Rio Cotinguiba”, diz Bezerra.

Fábrica Ecológica

Outra iniciativa do trabalho com os alunos é a Fábrica Ecológica, que propõe a reciclagem do óleo de cozinha na fabricação de sabão. Por enquanto os alunos estão na fase de recolhimento do óleo em suas casas e em ambientes comerciais. Depois o óleo será enviado para a uma fábrica na comunidade do Coqueiral, onde famílias pobres irão produzir o sabão. O lucro será revertido em benefícios para a comunidade, como uma creche local.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais