Estudantes têm até sexta para se inscrever no Enem

Foto: Wilson Martins
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terminam na próxima sexta-feira, 13, e podem ser feitas nas agências dos Correios ou pela internet. A prova será aplicada no dia 31 de agosto, às 13h (horário de Brasília).

Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio. Todos os estudantes concluintes de escolas públicas, além daqueles declarados carentes – egressos ou estudantes de escolas particulares – não pagam a taxa de inscrição, cujo valor é de R$ 35.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), as escolas que preencheram o Censo Escolar de 2007 já têm as fichas de inscrição. Os alunos da rede pública podem retirá-las, preenchê-las e entregá-las em uma agências dos Correios. Quem estuda em escola particular, antes de entregar a ficha preenchida nos Correios, deve pagar a taxa de inscrição em qualquer agência bancária. Os alunos que já concluíram o ensino médio podem retirar a ficha nas agências dos Correios.

Os estudantes que optarem pela inscrição pela internet devem acessar a página do Inep, preencher a ficha e imprimir o comprovante. Dados do MEC mostram que cerca de 794 mil estudantes já se inscreveram para o exame apenas pela internet. No ano passado, foram registrados mais de 3,5 milhões de inscrições contra pouco mais de 157 mil na primeira edição.

O Enem é o único critério de seleção para que estudantes que atendam às exigências socioeconômicas possam concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (Prouni). Cerca de 500 universidades em todo o país já utilizam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso de candidatos no ensino superior – como complemento ou mesmo substituindo o vestibular. 

Fonte: Agência Brasil

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais