Exercícios e alimentação garantem disposição para vestibulandos

Começa neste domingo, 14, e vai até a quarta, 17, as provas do vestibular da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Colégios e pré-vestibulares investem, agora na reta final, em revisões dos conteúdos para refrescar a memória dos candidatos.

 

Porém, com a maçante rotina de estudos, muitos estudantes tornam-se sedentários e alimentam-se de forma inadequada, com muitos lanches rápidos sem valor nutricional. Essa combinação pode ter passado despercebida nas últimas semanas, mas na reta final, o sedentarismo e a má alimentação podem prejudicar o rendimentos nos estudos.

 

A pior conseqüência, entretanto, pode ser percebida no dia do concurso: problemas digestivos e dores causadas pela falta de exercícios podem prejudicar a realização de uma boa prova e reduzir as chances de garantir uma vaga.

 

Kátia Conceição, professora de educação física
Para ajudar os vestibulandos nessa última semana, o Portal Infonet conversou com a nutricionista Ana Márcia Sanford e com a professora de educação física Kátia Conceição sobre o que os vestibulandos podem fazer e comer antes da prova.

 

Para Kátia, na semana antes do vestibular o candidato deve procurar atividades desestressantes, que propiciem alívio e bem-estar. “Para os mais agitados, vale dançar, fazer uma aula de spin, e para os mais calmos, uma caminhada. Isso já tira um peso, uma carga”, conta a professora.

 

Já de acordo com Ana Márcia, uma boa alimentação nos dias que antecedem o vestibular deve conter muitos alimentos naturais, evitando comidas pesadas e gordurosas. “O cardápio deve conter uma boa variedade para constar todos os nutrientes que o candidato precisa”, ressalta a nutricionista.

 

Ela ainda alerta para que os vestibulandos evitem alimentar-se fora de casa. Alimentos de procedência duvidosa escondem o perigo de intoxicação alimentar e podem causar diarréias, vômitos, desidratação, atrapalhando ou mesmo cancelando a realização do vestibular.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais