Ideb 2019: Ensino Médio em SE não apresenta melhora no índice geral

0
Segundo os dados do Ideb, em 2019 o índice total do ensino médio sergipano ficou em 3,7, o mesmo registrado em 2017 (Foto: arquivo/ Eugênio Barreto/Seduc)

Apesar dos resultados animadores nas fases iniciais e finais do ensino fundamental, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019 aponta que o maior desafio do setor educacional em Sergipe é o ensino médio. Segundo os dados do Ideb, em 2019, o índice total do ensino médio sergipano ficou em 3,7, o mesmo registrado em 2017.

Em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira, 16, o secretario de Educação do estado, Josué Modesto Subrinho, afirmou que o desejo daqui para frente é de “pavimentar as estradas”, ou seja, criar condições para que os números subam nas próximas avaliações. “Isso quer dizer que não há milagres. O nosso foco é transformar cada vez mais a Educação numa política de Estado, investindo na aprendizagem e em prover condições para que as escolas funcionem da melhor forma possível”, salienta.

Ainda segundo ele, os esforços começarão a surgir de acordo com a coerência da estratégia. “Nós acreditamos que a persistência juntamente com as evidências científicas, ou seja, aquilo que funciona ou não, nos levará a acelerá a trajetória que estamos tendo. Há um longo percurso a ser feito”, enfatiza Subrinho.

Anos iniciais e finais do fundamental

Nos Anos Iniciais, a média do Ideb 2019 foi de 5,1, atingindo o previsto em 5,0, ficando em 24º lugar na lista dos estados brasileiros. Para os Anos Finais, Sergipe pontuou o Ideb de 4,1, configurando-se no 23º da lista entre os estados.

O que comemorar

Embora no índice geral o ensino médio sergipano tenha ficado em 3,7, a rede estadual apresentou um crescimento de 6,5% em 2019, em comparação com o ano de 2017, quando marcou 3,1. Ainda segundo o Josué Modesto, esse é um dos sinais que demostram uma evolução importante e gradual nas políticas públicas e o caminho certeiro que tem trilhado o planejamento da Secretaria Estadual de Educação, Esporte e Cultura (Seduc).

Ideb

O Ideb é o principal indicador de qualidade da educação brasileira. O índice avalia o ensino fundamental e médio no país, com base em dados sobre aprovação nas escolas e desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb)

Desde a criação do indicador, em 2007, foram estabelecidas diferentes metas (nacional, estadual, municipal e por escola) que devem ser atingidas a cada dois anos, quando o Ideb é calculado. O índice vai de 0 a 10. A meta para o Brasil é alcançar a média 6 até 2021, patamar educacional correspondente ao de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

por João Paulo Schneider 

Comentários