IFS realiza seminário virtual de edificações neste sábado, dia 13

0
Evento será gratuito e as inscrições estão disponíveis no Sistema de Publicações do IFS – Sispubli (Foto: IFS)

Estudantes de Saneamento Ambiental, Engenharia Civil, técnico em Edificações (subsequente e integrado) e em Desenho de Construção Civil (Proeja), além do público externo interessado no assunto, já podem se inscrever para participar da primeira edição do Seminário Virtual de Edificações do Instituto Federal de Sergipe (IFS).

O evento acontece sábado, dia 13 de março, com transmissão pelo YouTube IFS campus Aracaju, das 9h às 16h30, de forma totalmente online, com palestras técnicas que apresentarão o conceito de sustentabilidade na prática da construção civil.

O seminário, promovido pela coordenadoria de Edificações do IFS campus Aracaju, é gratuito e oferta 300 vagas. As inscrições estão disponíveis no Sistema de Publicações do IFS – Sispubli até 13/03, tendo uma carga horária de 8h.

De acordo com a coordenadora do curso de Edificações, modalidade Integrado, professora Karinne Santiago Almeida, o evento é de extrema importância pois estimula a participação de toda a comunidade acadêmica, buscando desenvolver suas habilidades e competências. “Especificamente, busca-se aproximar a vivência acadêmica da prática profissional através das palestras do Conselho profissional, além de oportunizar a ampliação e/ou aprofundamento do leque de conhecimentos dos alunos do Instituto Federal de Sergipe e introduzir o conceito de sustentabilidade na prática da construção civil com as palestras técnicas”.

PROGRAMAÇÃO

O diretor-geral do IFS campus Aracaju, professor Elber Gama, abrirá o seminário às 9h e, em seguida, acontecerá apresentação artística. O presidente do Conselho Federal dos Técnicos (CFT), Wilson Wanderlei Vieira, fará a palestra de abertura abordando o tema “História do Movimento de Construção do Conselho Federal dos Técnicos Industriais”, às 9h30.

A segunda palestra do dia, às 10h, será do presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 3ª Região – Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Sergipe, Jessé Barbosa Lira, que tratará do cumprimento da lei 13.639/18 (de criação do CFT) e resoluções. Já o diretor de Fiscalização e Normas do Conselho Federal, Bernardino José Gomes, abordará as “Atribuições profissionais dos Técnicos em Edificações”.

O vice-presidente do CFT, José Carlos Coutinho, falará sobre “Mercado de Trabalho dos Técnicos em Edificações e oportunidades”. Das 11h30 às 12h, terá ciclo de perguntas com a mediação da professora do IFS campus Aracaju, Karinne Santiago, da coordenadoria de Edificações – integrado.

No período da tarde, às 14h, a engenheira Mariana Rezende Dória, da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), palestrará sobre “Trincas e fissuras nas estruturas de concreto: causas, consequências, medidas de controle e mitigação”. Em seguida, o professor do IFS, Zacarias Caetano Vieira, abordará o tema “Telhado Verde: Uma alternativa sustentável”.

A última atividade, das 16h às 16h30, será o ciclo de perguntas com mediação do professor do IFS campus Aracaju, Sílvio Renato, da coordenadoria de Edificações – subsequente.

Fonte: IFS/SE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais