Inscrição para o Parlamento Jovem Brasileiro vai até dia 31

Para a chefe da Assessoria Internacional da Seduc, professora Célia Gil, essa é uma oportunidade para os estudantes sergipanos mostrarem seu potencial para elaboração de projetos e redações (Foto: Câmara dos Deputados)

Os estudantes interessados em fazer parte do time de Legisladores Juvenis em 2019 ainda podem se inscrever no processo seletivo para os programas Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) e Jovem Senador (JS).  Os alunos selecionados terão a oportunidade de vivenciar a rotina parlamentar na Câmara e Senado Federal, em Brasília. Em Sergipe, as iniciativas são coordenadas pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio da Assessoria Internacional.

As inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) estão abertas até a próxima sexta-feira, 31 de maio. O Programa Jovem Senador prossegue com as inscrições até o dia 16 de agosto.

Para a chefe da Assessoria Internacional da Seduc, professora Célia Gil, essa é uma oportunidade para os estudantes sergipanos mostrarem seu potencial para elaboração de projetos e redações. “Essa semana a gente vai estar nas escolas, intensificando a divulgação e incentivando a participação dos alunos. São projetos extremamente importantes para que eles entendam na prática o que faz um deputado e um senador”, informa a professora, que também é a coordenadora estadual do PJB.

Parlamento Jovem Brasileiro

Para se inscrever, o candidato tem que preencher alguns requisitos, como: ter entre 16 e 22 anos de idade até 31 de dezembro de 2018; estar cursando o 1º, 2º ou 3º ano do Ensino Médio regular ou o 2º, 3º ou 4º ano do Ensino Técnico Integrado ao Médio; ou ainda estar concluindo o Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O aluno deve elaborar um Projeto de Lei de sua autoria, cujo tema seja de relevância nacional. Após a elaboração, deve preencher a ficha de inscrição que se encontra no site da Câmara (www.camara.leg.br/pjb), anexar cópia do documento de identidade e a declaração da escola em que está matriculado.

Todos esses documentos deverão ser enviados à coordenação estadual do PJB, através do e-mail sergipe.pjb2018@gmail.com ou através dos Correios, no endereço: Avenida Murilo Dantas, nº 8881, Galeria Farol Center, sala 30, bairro Farolândia, CEP 49323-490, Aracaju – Sergipe.

Jovem Senador

O tema da redação este ano é “Orçamento Público: sua participação tem valor”. O texto deverá ser escrito de maneira dissertativa e argumentativa, contendo entre 20 e 30 linhas. Para participar, o candidato deve ser aluno do ensino médio da rede pública estadual de ensino e ter 19 anos de idade até 31 de dezembro de 2019.

Até o dia 16 de agosto, as escolas devem encaminhar as redações selecionadas no Jovem Senador 2019 para a Assessoria Internacional da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura através do e-mail ai@seed.se.gov.br, ou via Correios, para o endereço: Av. Murilo Dantas, 881, sala 30 – Farolândia, Aracaju – SE, 49032-490.

Os estudantes têm a oportunidade de conhecer de perto o trabalho dos senadores e o processo legislativo brasileiro. A legislatura tem duração de quatro dias e inicia-se com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa Jovem. Os trabalhos são encerrados com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

Fonte: Seduc

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais