Jogos da Primavera 2019: regulamento e cronograma estão disponíveis

As escolas públicas e privadas de Sergipe que desejam participar da 36ª edição dos Jogos da Primavera já podem acompanhar o regulamento (Foto: Maria Odília)

As escolas públicas e privadas de Sergipe que desejam participar da 36ª edição dos Jogos da Primavera já podem acompanhar o regulamento e o cronograma das competições deste ano. A iniciativa, que é promovida pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Educação Física (DEF/Seduc), tem como finalidades elevar a participação das instituições de ensino em atividades esportivas e resgatar a função social do esporte como elemento de cultura para todas as redes de ensino do território sergipano, através de ampla mobilização da juventude estudantil.

Para a primeira etapa das competições, as equipes de cada unidade de ensino poderão se inscrever a partir do dia 1º de maio. O início dessa fase acontece no dia 15 e se estende até 31 de maio. Nesse momento, serão disputados os jogos das modalidades basquetebol, futsal, handebol e voleibol em ambos os gêneros e categorias.

Este ano, a temporada de competições traz algumas novidades para a comunidade esportiva sergipana. Quatro novas modalidades farão parte do evento: polo aquático, badminton adaptado, vôlei sentado e luta greco-romana.

A diretora do DEF, professora Maria Auxiliadora Pires, destaca que a cada ano a meta é tornar as competições mais inclusivas e democráticas possível, sempre enaltecendo a importância da Educação Física no ambiente escolar. “Há anos os Jogos da Primavera vêm transformando o cenário esportivo estudantil em Sergipe, e nós nos sentimos muito felizes quando iniciamos mais uma jornada que é tão significativa para as escolas sergipanas. Nosso objetivo é fazer com que os alunos atletas e paratletas se sintam representados e acolhidos. Eles treinam muito para chegar a esse momento e dar o melhor de si”, festeja.

Centros de Esportes Escolares

Responsáveis por descobrirem talentos, os Centros de Esportes, administrados pelo DEF, estão revelando competidores que podem ser referências nos Jogos da Primavera 2019.

A coordenadora dos Centros de Esportes Escolares, professora Patrícia Morgana, conta que o objetivo desses espaços é justamente preparar os alunos para as competições.

“Atualmente temos uma estrutura que ajuda muito o aluno que quer competir, inclusive com destaque nas modalidades de judô, luta olímpica e atletismo”, disse Morgana, detalhando que os centros também recebem atletas da ginastica rítmica, tênis de mesa, ginastica artística e natação.

O regulamento e o cronograma da 36 edição dos Jogos da Primavera podem ser acessados no endereço eletrônico: www.seduc.se.gov.br/jogos

Fonte: Seduc

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais