Jucese e UFS se reúnem para discutir convênio

0
vJucese e UFS buscam firmar convênio (Foto: divulgação)

O presidente da Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese), George Trindade, e o secretário-geral do órgão, Marcelo Passos, receberam a visita de representantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Telma de Carvalho, coordenadora do Núcleo de Ciência da Informação, Gléyse Santos, professora de Biblioteconomia, e Emerson Sousa, assessor de gabinete do reitor, iniciaram as tratativas de firmamento de novo convênio entre as duas instituições.

O objetivo da parceria é dar um tratamento melhor aos documentos históricos da Junta Comercial. Com quase 119 anos, a Jucese guarda em seus arquivos milhares de registros públicos de empresas mercantis e atividades afins.

“Temos um tesouro imenso e precisamos de exploradores. Procuramos a UFS para pedir esse apoio no que tange à catalogação dos documentos arquivados na Junta Comercial”, ressalta George Trindade. A parceria está praticamente fechada.  “A universidade gostou, comprou a ideia. Precisamos de publicações, de fontes de pesquisas, expandir os projetos de extensão”, afirma Emerson Sousa, responsável pelo setor de identificação de convênios da instituição.

De acordo com Telma de Carvalho, a parceria começará, provavelmente, em abril. “Falta apenas elaborar um relatório. Temos interesse de colocar na Jucese estagiários do curso de Biblioteconomia para aprender na prática essa parte de documentação”, informa.

A professora Gléyse destacou a importância histórica da Jucese. “A história do comércio de Sergipe está aqui. Os documentos centenários da Junta Comercial possibilitam uma gama de trabalhos acadêmicos, até mesmo um pós-doutorado. Fiquei muito feliz”, afirma.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais