Marcha reúne cinco mil professores

Marcha saiu da Praça da Bandeira em direção ao Centro
A Marcha Estadual de Educação reuniu aproximadamente 5 mil professores nas ruas do Centro de Aracaju durante a tarde desta sexta-feira, 14. Os professores chamaram a atenção para questões como o piso salarial nacional e iniciaram campanha salarial 2008. A marcha foi organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Sergipe (Sintese).

Sergipe foi o único Estado da federação a fazer a marcha lembrando a questão do Piso Salarial nacional. O projeto de lei está tramitando no Congresso, porém o presidente Lula anunciou que se não for aprovado até abril, ele lançará através de Medida Provisória. “A atitude do presidente mostra vontade política, mas para nós é mais seguro que o projeto seja aprovado no congresso, porque as MP´s precisam de renovação”, diz o presidente do Sintese, Joel Almeida.

Ala da marcha lembrando a denúncia da merenda escolar
Na marcha estavam presentes alas que lembravam algumas das denúncias feitas pelo Sintese nos últimos meses, como o caso da merenda escolar. “Ao nosso ver o governo do estado precisa mostrar uma política progressista de educação, e essa marcha é um chamamento para isso”, ressalta Joel.

Os professores estaduais pedem um reajuste de 32%, que segundo eles, cobre as perdas salariais tidas nos últimos anos. “O governo tem dinheiro para pagar o reajuste. Houve um crescimento da receita de 71% nesse ano, a ida dos aposentados para o Ipesprevidência deixou uma sobra de caixa na educação, e o governo tem um superávit de quase R$300 milhões. Tem recurso. Só falta vontade política para realizar”, diz o presidente do Sintese.

Sindipema esteve presente no evento

Professores de todo o estado, além do Sindicato dos Profissionais da Educação de Aracaju (Sindipema) participaram da marcha. Os professores de Estância lembraram o corte salarial determinado pelo prefeito Ivan Leite. “A nossa situação é terrível. Ele congelou o salário. Infelizmente é triste.”, disse Jomar Néri, professor do município de Estância.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais