Matrícula online da rede municipal é prorrogada após pane no sistema

Ainda segundo a PMA, o portal foi retirado do ar para manutenção preventiva e, com isso, as inscrições deverão ser realizadas entre esta quinta, 20, e sexta-feira, 21.[Foto:Marcelle Cristine]
Em virtude da grande quantidade de acesso em um curto período de tempo, o sistema responsável pela matrícula on-line da rede municipal sofreu uma pane nesta terça-feira, 18. Segundo a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), em apenas duas horas foram registrados 120 mil acessos ao portal, número antes jamais alcançado em nenhuma das etapas, desde o lançamento do processo no ano de 2018. Ainda segundo a PMA, o portal foi retirado do ar para manutenção preventiva e, com isso, as inscrições deverão ser realizadas entre esta quinta, 20, e sexta-feira, 21.

Logo no início da tarde desta terça-feira, 18, o Portal Infonet recebeu reclamações de alguns pais sobre a dificuldade de realizar as matrículas. Segundo eles, o site constantemente travava e, em seguida, saía do ar. “Teve gente que estava desde a manhã tentando e nada. A gente ficou sem entender”, relatou a leitora Clarina Sales. Ela informou que nunca tinha presenciado algo parecido. “Teve momentos que o site simplesmente caía. Foi impossível matricular alguém hoje”, desabafa.

A administração municipal informou também que equipes da empresa responsável pelo sistema e técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) estão investigando as causas da instabilidade e continuam trabalhando para que o problema não volte a acontecer. “Para se ter uma ideia da gravidade do problema, em 2019 toda a rede municipal de ensino contava com 30 mil alunos matriculados e capacidade para atender aproximadamente 32 mil. Para esta terceira fase da matrícula, era previsto receber aproximadamente 5 mil novas solicitações de matrículas”, informou a PMA.

De acordo com as informações da Prefeitura, ao longo desta quarta-feira, 19, estará sendo realizado um levantamento de quantas matrículas foram realmente solicitadas para que se possa reabrir o acesso ao portal com total segurança, garantindo também a tranquilidade dos pais e responsáveis que buscam matricular os filhos na rede municipal de ensino. “O portal será reaberto para funcionamento na próxima quinta e sexta-feira. Em seguida, será fechado para reorganizar a oferta de vagas e verificação da necessidade de reabertura em datas posteriores”, completa a PMA.

por João Paulo Schneider  e Verlane Estácio 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais