Metodologia Científica é tema do Simpósio Cinema e Outras Artes

O evento reúne palestras, minicurso e relatos de pesquisa que tratam de percursos metodológicos envolvendo o cinema. (Foto: PPGCine)

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar de Cinema (PPGCINE/UFS) realiza, entre os dias 24 e 26 de maio, o Simpósio Cinema e Outras Artes: Cartografando Poéticas de Pesquisa. O evento reúne palestras, minicurso e relatos de pesquisa que tratam de percursos metodológicos envolvendo o cinema do ponto de vista interdisciplinar, com destaque para diálogos com outras expressões artísticas.

O simpósio trilha um caminho que parte de um olhar contra-colonial, passando pela estratégia de montagem de constelações numa prática de cinema comparado, as possibilidades e limites da construção textual na pesquisa. Também são temas a potência da escrita na pesquisa, a presença da música, da intervenção direta em comunidades e a performance.

O evento será realizado através do programa PROMOB, financiado pela CAPES, que envolve mobilidade e intercâmbio entre o PPGCINE e os grupos de pesquisa Poéticas da experiência, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ao Laboratório de análise fílmica (LAF), da Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Além disso, contamos também com uma docente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Na abertura, no dia 24, estão programadas pela manhã as palestras “Imagens eurocêntricas, caminhos contra-coloniais”, com o Prof. Dr. César Guimarães (UFMG), e “Constelações sensíveis: cinema comparado como método”, com a Prof.ª Dr.ª Angela Prysthon (UFPE). A tarde será realizado o minicurso “Do problema à metodologia: exercitando a pesquisa com as imagens”, com a Prof.ª Dr.ª Claudia Mesquita (UFMG), que concentra uma discussão metodológica, a partir do exemplo de alguns projetos de pesquisa na área do Cinema, a serem lidos previamente pelos estudantes participantes.

No dia 25 pela manhã, teremos as palestras “Ciência e política: metodologia sociotécnica para a pós-graduação”, com o Prof. Dr. Renato Izidoro (UFS) e “Por uma poética da canção popular no audiovisual”, com o Prof. Dr. Guilherme Maia (UFBA). Pela tarde, contamos com o Prof. Dr. Fernando de Mendonça (UFS) com a palestra “Práticas diarísticas como senha de acesso para a escrita acadêmica”, e o Prof. Dr. Valter Pinheiro (UFS), discutindo “O que são e para que servem os elementos paratextuais de uma obra?”

No último dia, será realizada a mesa “Experiências de pesquisa em cinema e interdisciplinaridade”, com os egressos, Diogo Oliveira Teles (NICE/UFS), Gladson Cardoso e Raul Marx Rabelo (NICE/UFS). Para fechar a programação, pela tarde teremos as palestras “Cinema in(ter)venção: processos de criação coletivos e singulares” com a Prof.ª Dr.ª Deisimer Gorczevski (UFC) e “O retrato do artista enquanto Tutunho: Imagens técnicas, arquivo, performance e processos de criação em arte contemporânea”, com o Prof. Dr. Wellington de Oliveira Jr. (UFC)

As atividades são abertas a toda a comunidade e as inscrições podem ser realizadas gratuitamente na página de extensão do Sigaa https://www.sigaa.ufs.br/sigaa/public/extensao/loginCursosEventosExtensao.jsf, com direito a certificado. Todas as transmissões serão realizadas no canal no Youtube do Ppgcine (https://www.youtube.com/channel/UCuBNsbykmtBOM-pmQQQI44w). Em caso de dúvidas sobre a inscrição no Sigaa, consulte nosso manual: https://ppgcineufs.com/como-me-inscrever-em-eventos-da-ufs-pelo-sigaa/ ou entre em contato no e-mail ppgcinecontato@gmail.com.

24 de maio de 2021
9h às 12h
Palestra: Imagens eurocêntricas, caminhos contra-coloniais
Prof. Dr. César Guimarães (UFMG)
Palestra: Constelações sensíveis: cinema comparado como método
Prof.ª Dr.ª Angela Prysthon (UFPE)

14h às 17h30
Minicurso: Do problema à metodologia: exercitando a pesquisa com as imagens
Profa. Dra. Claudia Mesquita (UFMG)

25 de maio de 2021
9h às 12h
Palestra: Ciência e política: metodologia sociotécnica para a pós-graduação
Prof. Dr. Renato Izidoro (UFS)
Palestra: Por uma poética da canção popular no audiovisual
Prof. Dr. Guilherme Maia (UFBA)

14h às 17h
Palestra: Práticas diarísticas como senha de acesso para a escrita acadêmica
Prof. Dr. Fernando de Mendonça (UFS)
Palestra: O que são e para que servem os elementos paratextuais de uma obra?
Prof. Dr. Valter Pinheiro (UFS)

26 de maio de 2021
9h às 12h
Mesa: Experiências de pesquisa em cinema e interdisciplinaridade
Prof. Msc. Raul Marx Rabelo (NICE/UFS), Msc. Gladson Cardoso e Msc. Diogo Oliveira Teles (NICE/UFS)

14h às 17h
Palestra: Cinema in(ter)venção: processos de criação coletivos e singulares
Prof.ª Dr.ª Deisimer Gorczevski (UFC)
Palestra: O retrato do artista enquanto Tutunho: Imagens técnicas, arquivo, performance e processos de criação em arte contemporânea
Prof. Dr. Wellington de Oliveira Jr. (UFC)

 

Fonte: Ascom/UFS

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais