Núcleo de Segurança Escolar impede furto em escola estadual

Jovem invadiu a escola durante a madrugada desta quinta-feira, 28 (Foto: Seduc)

O Sistema de Monitoramento Escolar do Colégio Estadual Leandro Maciel, localizada em Aracaju, foi acionado na madrugada desta quinta-feira, 28, quando um jovem tentou entrar nas dependências internas do colégio para subtrair bens da unidade escolar.

Os fiscais de segurança do núcleo da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura receberam um chamado da empresa de monitoramento (Conect), informando da ocorrência no colégio e, de imediato, dirigiram-se para o local. Mais uma vez impediram que alguns objetos fossem subtraídos, evitando assim prejuízo ao patrimônio público escolar.

Essa é a 12ª tentativa de furto em escolas estaduais, em que o setor de segurança da Seduc frustrou a subtração do patrimônio (Foto: Seduc)

“Essa foi a décima segunda tentativa frustrada pelo Núcleo de Segurança Escolar neste ano, devido à agilidade em atender aos chamados dos nossos fiscais”, avalia Ferreira Júnior, diretor do Núcleo de Segurança Escolar da Seduc.

O Sistema de Monitoramento Eletrônico também foi acionado no dia 21 de março. Desta vez, no Centro de Excelência José Carlos de Souza, unidade escolar localizada em Aracaju, quando um jovem tentou subtrair aparelhos eletrônicos da escola. Os fiscais foram acionados pelas equipes da escola e de imediato conseguiram imobilizar o indivíduo em flagrante.

O Núcleo é responsável pela redução de 91% dos casos de arrombamentos em 2018, além de reduzir em 92% os casos de ocorrências nas escolas, a exemplo de roubos e furtos, depredação, arrastões e consumo de ilícitos.

Localizado em um prédio anexo ao Centro de Excelência Professora Maria Ivanda de Carvalho Nascimento, no bairro 18 do Forte, em Aracaju, o Núcleo de Segurança Escolar, dentre outras atribuições, responde pela elaboração e implantação de um plano de segurança nas unidades escolares da rede pública estadual, além de estar diretamente ligado com atividades de prevenção e segurança pública da Polícia Militar de Sergipe. “Esse sistema já apresentou resultados positivos e tem nos permitido prevenir e evitar diversos tipos de incidentes contra o patrimônio público”, destaca o secretário Josué Modesto dos Passos Subrinho.

O Núcleo também inspeciona as dependências internas e externas das escolas, controla o fluxo e acesso de pessoas, prevenindo e detectando anormalidades; coordena o patrulhamento voltado à prevenção de infrações contra o bem público, serviços e instalações da Seduc, incluindo a fiscalização do cumprimento das atribuições dos vigilantes; elabora e implanta o plano de segurança no âmbito da Seduc.

Tecnologia e Trabalho de equipe

A partir da central instalada no Núcleo de Segurança Escolar é possível acompanhar, em tempo real, o que acontece em prédios administrativos da Seduc e em dezenas de escolas da rede estadual, por meio de um Sistema de Monitoramento Eletrônico por Vídeo, de ótima funcionalidade. Atualmente o sistema está em funcionamento em 46 unidades escolares e está em processo de ampliação para mais cerca de 240.

O monitoramento eletrônico implantado pelo órgão permite ligação direta entre as escolas e o Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), que organiza e encaminha ações das Polícias Civil, Militar, Técnica e do Corpo de Bombeiros.

De acordo com Ferreira Junior, as escolas já contempladas pelo sistema de monitoramento estão equipadas de câmeras, software e dispositivo de pânico silencioso. Ele explica que, toda vez que alguém adentrar um local não autorizado, será gerado um alerta com imagens do que causou a violação, e tanto a Polícia quanto o Núcleo são avisados da ocorrência.

O monitoramento também acontece nos momentos em que a escola está fechada, por meio de agendamento prévio feito com o auxílio dos gestores escolares. Nesses horários pré-agendados, os locais estratégicos das escolas são monitorados, e qualquer detecção de movimento irá gerar o alerta.

Fonte: SEDUC

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais