Oferta de Língua Espanhola nas escolas estaduais será mantida

Apesar de a BNCC instituir a Língua Inglesa como obrigatória, Seduc decide pela permanência da oferta da Língua Espanhola na parte diversificada do currículo do ensino médio (Foto: Maria Odília)

O secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), professor Josué Modesto, recebeu em seu gabinete na manhã desta quinta-feira, 7, membros da Comissão do Movimento Fica Espanhol Sergipe.

O encontro teve como objetivo discutir a permanência da oferta da disciplina Língua Espanhola nas escolas da rede estadual de ensino. A reunião contou com a participação da diretora do Departamento de Educação, Ana Lúcia Muricy, e do deputado estadual, Iran Barbosa.

Durante o encontro, o secretário ouviu as principais demandas da comissão, como a continuidade da oferta das aulas de espanhol. A preocupação do grupo é porque a Lei 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), instituiu a Língua Inglesa como obrigatória, ficando a Língua Espanhola como preferencial para ser ofertada na parte diversificada.

De acordo com o secretário, professor Josué Modesto, os professores de espanhol que atuam na rede estadual continuarão ministrando aulas da disciplina. “A educação deve ser uma política de Estado. Temos que assegurar aos estudantes a oferta de todos os componentes curriculares, e esse é também o caso de Língua Espanhola”, disse ele, destacando que a rede estadual possui atualmente 167 professores de Língua Espanhola concursados.

Construção do currículo

A diretora do Departamento de Educação, Ana Lúcia Muricy, também tranquilizou os membros da comissão, e fez um convite para que possam contribuir na elaboração do currículo do ensino médio. “A Seduc já se definiu pela continuidade da oferta da Língua Espanhola no currículo do ensino médio. Neste ano de 2019 iremos construir coletivamente o currículo do ensino médio e convidamos vocês para participarem desse trabalho, inserindo o organizador curricular da Língua Espanhola para a parte diversificada do currículo”, afirmou.

O deputado estadual Iran Barbosa também se mostrou aberto para colaborar na manutenção do componente curricular espanhol na rede estadual. “Temos o interesse em dar o caráter de segurança à presença da Língua Espanhola nas escolas. Coloco-me à disposição para dialogar mais e ver, no âmbito da legislação, como podemos contribuir”, declarou.

A representante do Movimento Fica Espanhol Sergipe, professora Doris Matos, fez um balanço positivo da reunião com o secretário. “Estamos satisfeitos com o resultado dessa conversa, já que há o interesse pela manutenção da Língua Espanhola, mas ainda queremos a garantia de que, futuramente, haja concursos públicos para professores de Espanhol. O secretário nos disse que isso dependerá da real demanda de cada região”, afirmou.

Fonte: Seduc

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais