Olímpiada Ambiental: escolas podem se inscrever a partir do dia 8

Serão aceitas no máximo duas inscrições por aluno e professor, sendo uma individual e/ou uma em grupo (Foto: ASN)

Escolas públicas e particulares do estado de Sergipe poderão se inscrever, a partir de 8 de agosto, na 12ª edição das Olímpiadas Ambientais. Com o tema Resíduos Sólidos: o primeiro passo para a sustentabilidade, este ano o evento ambiental traz diversas novidades para a comunidade estudantil sergipana.

A iniciativa é realizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), por intermédio da Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e secretarias municipais de Educação.

O evento reúne estudantes que concorrem nas modalidades arte e produção textual e professores que participam com a inscrição de sua vídeo-aula na modalidade Educomunicacão, uma inovação dessa XII edição do Projeto. A coordenadora de Recursos Hídricos da Sedurbs, professora Elane Alvarenga, destaca que o evento tem o objetivo de alinhar ações educativas com o meio ambiente. “Entendemos que a educação ambiental seja refletida em todos os níveis de ensino em nosso Estado. É um evento importante que acontece de acordo com a política do meio ambiente e envolve todas as escolas públicas e privadas e Organizações Não Governamentais (ONGs)”.

Poderão participar todos os alunos devidamente matriculados e professores em exercício da função das redes pública (municipal, estadual e federal) e particular do estado de Sergipe, abrangendo todos os níveis e modalidades de ensino, desde que satisfaçam as condições previstas nesse projeto.

De acordo com a articuladora da Educação Ambiental do Núcleo de Educação no Campo (Necam/Seduc), professora Raphaella Araújo, a iniciativa é um ótimo momento para os estudantes mostrarem suas habilidades. “Acreditamos na importância dessa temática para a atualidade e convocamos nossos estudantes e professores da rede Estadual a participarem da Olimpíada. Sabemos que as escolas desenvolvem trabalhos de conscientização para o cuidado com o meio ambiente, por meio de feiras de ciências, projetos, palestras e rodas de conversa. A participação na olimpíada ambiental é uma oportunidade de estímulo à criatividade, reflexão sobre a destinação dos resíduos sólidos, podendo ainda ter o seu trabalho premiado”, ressaltou.

Lançamento e inscrições

A solenidade de abertura da Olimpíada acontece no dia 7 de agosto, das 9h às 12h30, na Biblioteca Pública Epiphanio Dória, localizada na rua Vila Cristina, bairro Treze de Julho.

O período de cadastro e inscrições será de 8 de agosto a 4 de outubro por meio do endereço eletrônico: www.olimpiadaambiental.se.gov.br, onde, no máximo, serão aceitas duas inscrições por aluno e professor, uma individual e/ou uma em grupo. As competições serão divididas nas seguintes categorias: Arte (educação infantil e fundamental I), Produção de texto (Fundamental II e ensino médio), Educomunicação (Fundamental II e ensino médio), Música (somente alunos) e Vídeo-aulas (somente professor).

A olímpiada acontece em conformidade com a Política Estadual de Educação Ambiental e a Política Nacional de Educação Ambiental, garantindo o direito de todos à educação ambiental, conforme Artigo 3º, que incumbe às atribuições do Estado: “I – ao Poder Público, nos termos dos arts. 205 e 225 da Constituição Federal, definir políticas públicas que incorporem a dimensão ambiental, promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e o engajamento da sociedade na conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente.

Fonte: ASN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais