Olimpíada Brasileira de Matemática está com inscrições abertas

As inscrições poderão ser feitas até 20 de março (Foto: Divulgação Seduc)

As escolas da rede estadual de ensino que têm interesse em participar da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2020) já podem fazer a inscrição dos alunos. Podem participar estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio de escolas públicas municipais, estaduais e federais, e escolas privadas, bem como os respectivos professores, escolas e secretarias de educação.

A 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e tem como objetivos estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil, além de identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas.

Inscrições

As inscrições poderão ser feitas até 20 de março, por meio do preenchimento da Ficha de Inscrição disponível exclusivamente na página. Cada escola deve indicar, na inscrição, apenas o número total de seus alunos inscritos em cada nível para a primeira fase da OBMEP 2020, não sendo necessária a inscrição nominal de alunos. Os estudantes serão divididos em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade em que estiverem matriculados: nível 1 (do 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental); nível 2 (do 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental); e nível 3 (Ensino Médio).

A prova da 1ª fase acontecerá no dia 26 de maio, e a divulgação dos classificados para a 2ª fase será em 9 de julho. Já a prova da segunda e última fases acontecerá em 26 de setembro, às 14h30h (horário de Brasília). No dia 8 de dezembro serão divulgados os nomes dos premiados.

Premiação

Serão premiados alunos, professores, escolas e secretarias municipais de Educação pelos melhores desempenhos nesta edição. Serão concedidas entre os alunos participantes medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas. Todos os alunos medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico dos participantes. O local e a data do evento serão divulgados na página da OBMEP.

Fonte: Seduc

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais