Pandemia: psicóloga explica mudanças na relação entre pais e filhos

Desde o início da pandemia, a relação entre pais e filhos sobre mudanças

Com a pandemia, as relações sociais precisam ser reinventadas. O distanciamento social veio como uma medida de proteção, mas também como um desafio para as famílias que convivem juntas. A relação entre pais e filhos também se insere no processo de mudanças para que uma boa relação seja estabelecida da melhor maneira possível.

Psicóloga clínica e educacional, Bruna Vasconcelos Gonçalves (Foto: Arquivo pessoal de Bunas Vasconcelos Gonçalves)

De acordo com a psicóloga clínica e educacional, Bruna Vasconcelos Gonçalves, muita coisa mudou na relação pais e filhos desde o início da quarentena. “Os pais no seu papel de educadores tiveram que rever a questão educacional, já que nesse período, os filhos estão em casa. Além disso, o contato físico ficou um pouco mais restrito, mas o social se manteve”, explica. “A mudança não é algo ruim, são diferenças que vão surgindo e se torna necessário lidar com elas”, pontua.

Segundo a psicóloga, as dificuldades e benefícios de se ter uma convivência mais intensa se tornam proveitosos para o processo de superação. “Existem inúmeras dificuldades nesse tempo, mas o segredo está em observar e saber que tudo faz parte de um processo que já está acontecendo e de uma readaptação que é colocada em prática”, comenta.

Entender o que está acontecendo e compreender as novas demandas que a atual situação traz são essenciais para lidar de uma forma positiva e amadurecer as relações entre filhos e pais. Por este motivo, a psicóloga Bruna explica que ter um acompanhamento psicológico desde cedo é um passo importante para colocar o autoconhecimento em prática. “Para os filhos, ter um acompanhamento psicológico desde cedo é muito importante para que eles saibam lidar com a situação, se conhecer e se cuidar. Para os pais, é importante que a gente se cuide, se ame e se conheça, porque quando a gente saber fazer isso com nós próprios, consequentemente a gente também faz isso com os outros”, ressalta.

A árvore de borboletas chamada família

O livro á está disponível para venda (Foto: Arquivo pessoal de Brunas Vasconcelos Gonçalves)

Este ano, a psicóloga Bruna Vasconcelos Gonçalves lançou o livro “A árvore de borboletas chamada família”. O livro tem uma abordagem lúdica que objetiva alcançar tanto os filhos quanto os pais em relação às demandas familiares existentes, principalmente neste tempo de pandemia.

De acordo com a psicóloga, a leitura auxilia no entendimento de que cada família possui suas diferenças e que isso não é um fator negativo, pelo contrário. “No contexto da pandemia, essa leitura se torna importante para que os pais e filhos entendam a melhor maneira de lidar com o isolamento social e a convivência durante este tempo de pandemia”, declara.

Para ter acesso ao livro, basta clicar aqui

Por Isabella Vieira e Aisla Vasconcelos

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais