Pesquisadores desenvolvem equipamento para medir de radiação

O equipamento é utilizado para medir informações sobre a radiação a qual determinado material foi submetido (Foto: Seduc)

Pesquisadores sergipanos estão desenvolvendo um equipamento de leitura de informações sobre radiação, com resultados promissores no campo da Física Experimental e áreas correlatas. Trata-se do projeto Zeus Dosimetria, que surgiu como um projeto de pesquisa de iniciação tecnológica, no ambiente universitário, e hoje recebe o apoio do Governo de Sergipe por meio do Programa Centelha, que é operacionalizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec).

O equipamento em que o projeto se baseia, denominado leitora de dosímetros, é utilizado para medir informações sobre a radiação a qual determinado material foi submetido, ou características de radioatividade próprias do material examinado. Outra aplicação da leitora é a utilização em dosimetria pessoal, servindo para monitorar as doses absorvidas por trabalhadores expostos a radiação.

Inicialmente, o projeto Zeus visava realizar manutenções e melhorias na leitora utilizada pela equipe do Laboratório de Preparação e Caracterização de Materiais (LPCM) do Departamento de Física (DFI) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). “Durante a pesquisa, foram substituídos componentes, realizadas melhorias no equipamento e adicionadas outras técnicas de leitura pela leitora, ampliando as possibilidades de pesquisa utilizando um mesmo equipamento. O sucesso das melhorias e a qualidade dos resultados nos fizeram cogitar a possibilidade de desenvolver um produto ainda melhor e mais completo, que pudesse ser comercializado”, afirma Iuri Rodrigo Ferreira Alves da Silva, um dos coordenadores do projeto.

Fonte: Seduc

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais