Portal mostra quando há vaga em escola mais próxima do estudante

Com nova funcionalidade, o sistema retém a informação de busca por vaga em escola que já preencheu suas turmas e direciona o estudante à escola mais próxima de sua casa em que haja a vaga pretendida (Foto: Maria Odília/Seduc)

Ao estudante que buscar vaga em uma determinada escola da rede estadual de ensino, a qual já estiver com todas as suas turmas preenchidas, o Portal da Matrícula Online do Governo do Estado disponibiliza a opção de cadastrar um contato telefônico e de e-mail para que, por intermédio desses canais de comunicação, seja informado, posteriormente, caso haja o surgimento de vaga na unidade escolar de sua preferência.

“A partir de agora, quando pais ou responsáveis legais buscarem vaga em uma determinada escola da Rede Estadual e o quantitativo de vagas lá ofertadas já tiver sido preenchido, o sistema apresentará opções de escolas próximas à residência do aluno as quais tenham vagas disponíveis”, explica o secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho.

Sistema online

Desde 2016, o processo de matrícula nas escolas estaduais é feito, exclusivamente, de forma online, no Portal da Matrícula Online, que está hospedado no endereço eletrônico da Seduc. A partir do ano letivo 2019, afirma Modesto, a matrícula online na Rede Estadual de Ensino passa a ser organizada em três períodos.

“Temos a fase de matrícula confirmada, que corresponde à renovação automática de matrícula, feita pela escola no SIGA (Sistema Integrado de Gestão Acadêmica) após a conclusão do ano letivo; a matrícula de egressos, destinada aos alunos da rede que desejam estudar em uma unidade de ensino diversa daquela em que está matriculado; e, por fim, temos a matrícula de estudantes de outras redes que desejam ingressar na Rede Estadual”, explica o secretário estadual da Educação.

Atendimento virtual

Josué Modesto destaca que, para o cidadão que necessitar de ajuda para matricular seu filho em uma escola pública estadual, a Seduc oferece um atendimento virtual instantâneo (chat), no Portal da Matrícula Online, a estrutura das secretarias das suas 348 unidades escolares e também atendimento por ligação telefônica gratuita, por meio de um canal 0800.

Em funcionamento diário no ambiente virtual da internet, das 8 às 22 horas, o Portal da Matrícula Online é a ferramenta por meio da qual o Governo de Sergipe torna iguais, a todos os cidadãos, as condições de acesso ao sistema de solicitação de matrícula em qualquer uma das 348 escolas estaduais.

O Portal da Matrícula Online agrega um conjunto de serviços, elaborados e desenvolvidos pela Coordenadoria de Informática (Codin) da Seduc, o qual objetiva oferecer maior comodidade aos alunos que desejam ingressar ou permanecer na rede pública estadual de ensino.

Coordenadora da Matrícula Online no Siga (Sistema Integrado de Gestão Acadêmica), Jucileide Aragão afirma que no chat virtual o atendimento é feito por equipe capacitada e apta a auxiliar os alunos e responsáveis legais no momento de realização da matrícula online, de modo a dirimir dúvidas e fornecer informações. “O chat está disponível durante todo o horário de funcionamento do site de matrícula das escolas da rede estadual”, destacou.

Ensino integral

Este ano, todas as 42 unidades escolares da Rede Estadual que aderiram ao Programa de Ensino Integral/Escola Educa Mais terão o mesmo calendário escolar.

O calendário de matrículas das escolas de tempo integral da Rede Estadual iniciou com o período para renovação da matrícula, nos dias 11 e 12 de março. Nos dias 13 e 14 de março é a vez de os estudantes que já são alunos da Rede Estadual efetuarem suas matrículas nas escolas de tempo integral, por meio do Portal da Matrícula.

E nos dias 15 e 16 de março, o sistema estará aberto para os estudantes de outras redes de ensino efetuarem suas matrículas, quando então será finalizado o período de matrículas nas 42 escolas de tempo integral.

Fonte: ASN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais