Preuni: lista de selecionados em sorteio público está disponível

Sorteio público selecionou 5.445 alunos (Foto: Seduc)

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), divulga o resultado final do sorteio público que selecionou os 5.445 alunos do curso Pré-Universitário (Preuni) para o ano letivo 2021. Transmitido via YouTube, o sorteio foi acompanhado por representantes da Educação Estadual e auditado pela empresa SWAPI Tecnologia, a mesma que faz o sorteio do programa “Minha Casa, Minha Vida”. A lista dos aprovados está disponível no endereço eletrônico: https://siae.seduc.se.gov.br/siae.servicefile/api/File/Downloads/022ad839-adca-4b1f-8a62-74abc35bfbf5

O processo de sorteio eletrônico ocorreu da seguinte forma: foram sorteadas três dezenas, chamadas sementes (76 – 51 – 13), as quais foram inseridas no sistema da SWAPI, gerando as listas dos aprovados automaticamente. Após esta etapa, as listas que estão divididas por polos, seguiram para organização da Coordenadoria de Informática (Codin) e publicação no site da Seduc. Além dos aprovados, o sistema gerou também uma lista de espera, cuja convocação é realizada mensalmente para novos candidatos assumirem as vagas.

De acordo com a diretora do Dase, professora Eliane Passos, devido às circunstâncias impostas pela pandemia, não haveria a possibilidade de realizar o processo seletivo por meio da aplicação de provas, como é feito anualmente. E para o sorteio público “tudo foi estruturado para garantir a lisura do processo com a participação de três setores da Seduc, representado pelo Dase, proponente deste edital, a Assessoria de Comunicação (Ascom) e a Codin”, disse ela, destacando que o sorteio transmitido ao vivo pelo YouTube tem como objetivo tornar o processo ainda mais transparente.

O representante da SWAPI Tecnologia, Alziro Ubiratã Ribeiro Moraes, que fez o sorteio ao vivo, explicou que as listas são auditáveis e não reproduzíveis, “não tem como você prevê, e é isso que garante a lisura do sistema. Agora, a gente gera os dados e passamos para a Seduc, para que sejam divulgados no site”, disse ele, reiterando que o sistema faz sorteio baseado em sequências matemáticas. A SWAPI é uma empresa de tecnologia na internet que desenvolveu o sistema sorteador e que participou de sorteios grandes, sérios e auditados.

A transmissão do sorteio contou com a participação do coordenador pedagógico do Preuni, professor Vlademir Silva dos Santos, que apresentou o histórico e as novidades do Pré-Universitário para o ano letivo de 2021, além do professor articulador, Joelson Ricardo Oliveira, responsável pela mediação do sorteio.

Matrícula e início das aulas

O início das aulas está previsto para acontecer no dia 22 de março, de forma remota. A coordenadora do Preuni, professora Gisele Pádua, informa que na primeira semana de aula, que será transmitida via YouTube e TV Estude em Casa (canal 4.2), os professores farão uma explanação sobre o panorama do Enem 2021 e todos os componentes curriculares. “Na semana que começa no dia 29, as aulas continuam de forma remota. E no dia 5 de abril, iniciamos no formato híbrido: parte dos alunos assistem aula presencialmente e outra parte de forma online”.

Os candidatos classificados deverão realizar sua matrícula a partir do primeiro dia de aula presencial, dia 5 de abril, devendo entregar uma fotografia 3×4 recente, bem como as fotocópias legíveis dos seguintes documentos: carteira de identidade (RG), CPF, comprovante de residência, declaração emitida pela unidade de ensino comprovando a matrícula na 3ª série do Ensino Médio no ano corrente ou documento (certificado ou declaração) atestando que o candidato concluiu o Ensino Médio na Rede Pública ou, ainda, documento de conclusão do Ensino Fundamental e comprovante de inscrição no Encceja Ensino Médio 2021.

Já o candidato cujo ano letivo precedente ao ano corrente não tenha se encerrado deverá apresentar declaração atestando que estão regularmente matriculados na Rede Pública e aptos a cursar a 3ª Série do Ensino Médio regular ou Educação de Jovens e Adultos – Ensino Médio (EJA-EM) no ano de 2021. Caso haja sobra de vagas após o término do prazo de matrículas, haverá convocação da lista de excedentes.

Fonte: Seduc

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais