Professor da UFS lança livro didático sobre canais de irrigação

O professor Paulo César Espinosa de Oliveira, do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Sergipe, prepara o lançamento de um livro didático sobre construção de canais de irrigação. O livro “Hidráulica de canais em regime permanente” é o primeiro título em língua portuguesa dedicado exclusivamente ao tema. É uma publicação da Editora UFS com o apoio da Fundação Oviêdo Teixeira, e a noite de autógrafos está sendo agendada.

“Nós conhecemos publicações em inglês e espanhol, além de algumas citações em português, sobre hidráulica geral. Mas tratando especificamente de hidráulica de canais não há nada sobre o assunto na língua portuguesa”, garante o autor, acrescentando que seu livro é voltado aos alunos de graduação e, principalmente, aos de pós-graduação, já que no mestrado há cadeira específica sobre o assunto.

Mas “Hidráulica de canais em regime permanente” também pode ser utilizado por profissionais que trabalham com a construção de canais artificiais, já que apresenta didaticamente todos os cálculos para a execução desse tipo de obra necessária à irrigação. “É um livro bastante prático, enxuto, sem bla-bla-blá”, resume Paulo César Espinosa de Oliveira.

Além de “Hidráulica de canais em regime permanente”, a Editora UFS já tem agendados os lançamentos de outros dois novos títulos: “Combates entre histórias e memórias”, do professor Fernando Sá, do Departamento de História, que será lançado no dia 2 de fevereiro, às 18h30, no Cultart. Este livro é prefaciado pelo historiador Ibarê Dantas; e “Hermenêutica constitucional do provimento em comissão”, do professor Marcos Gentil Monteiro, do Departamento de Direito, que está marcado para o dia 17 de fevereiro, às 18h30, em local a ser confirmado.

Com esses lançamentos, a Editora UFS se aproxima de concluir a publicação dos livros que foram aprovados no ano passado pelo Conselho Editorial, segundo informa o coordenador do Programa Editorial, professor Luiz Augusto Carvalho Sobral, acrescentando que nos próximos dois meses deverá ser lançado o edital de 2006 para a inscrição de novos títulos. “Até abril deveremos estar selecionando os livros que começaremos a publicar neste ano”, disse ele.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais