Professores paralisam as atividades nesta quarta-feira

A presidente do Sintese (Foto: Arquivo Portal Infonet)

No próximo dia 15, os educadores das redes municipais e estadual paralisam as atividades e vão às ruas de Aracaju na Marcha Estadual em Defesa e Promoção da Educação Pública, eles vão reivindicar dos gestores condições objetivas para uma escola pública de qualidade social para todos e todas.

A concentração será às 14h no Parque da Sementeira. “Em cada município a luta do magistério tem suas especificidades. O que todos temos em comum é a luta diária pela valorização profissional e por educação de qualidade. Valorização passa pelo pagamento do piso salarial, mas não somente por ele. Muitas vezes os municípios concedem o reajuste do piso, mas os professores sofrem perdas na carreira. Outras vezes estes professores têm o reajuste do piso garantido, mas não recebem seus salários em dia. Nós e nossos estudantes sofremos em unidades de ensino com pouca ou nenhuma estrutura, com falta de alimentação escolar e com a violência dentro das escolas. Por isso, vamos as ruas para reivindicar dos governos estadual e municipais que redirecionem ações para a superação de problemas tanto estruturais como administrativo que afligem a educação pública de Sergipe”, explica a presidenta do Sintese, Ângela Vieira de Melo.

Reajuste do piso

O Sintese vem buscando dialogar com os prefeitos e o governo do Estado sobre o reajuste do piso para todos os níveis da carreira do magistério, além de encontrar alternativas para o atendimento dos demais itens da pauta de reivindicação do magistério.

Até o momento 33 municípios já implementaram o reajuste do piso para 2015, mas ainda há outras questões a serem resolvidas, como por exemplo: implantação da Gestão Democrática, melhoria na estrutura física das escolas, formação continuada permanente para os educadores, pagamento dos salários dentro do mês, transparência na prestação de contas, entre outros.

Reajuste do Piso Salarial para todos

Na rede estadual uma situação esdrúxula foi criada, como o Governo do Estado só reajustou os vencimentos iniciais dos educadores com formação em nível médio, os professores que assumiram recentemente e que têm formação em nível superior estão com remunerações menores. A diferença que deveria ser de 40% resume-se hoje a pouco mais de 1%, trocando em miúdos, a diferença no vencimento inicia entre o educador com nível médio e o com nível superior é de apenas R$25,83. “O Governo de Sergipe faz com que o professor que procurou melhor formação seja sumariamente desvalorizado”, aponta o diretor de Comunicação do Sintese, Joel Almeida.

Gestão democrática

Dentre os municípios que fazem parte da base filiada ao SINTESE. A participação da comunidade escolar é fundamental no processo educacional. É preciso que pais, mães, responsáveis, professores, alunos e funcionários das escolas estejam envolvidos nas decisões. Vale ressaltar que a implantação da Gestão Democrática é obrigatória a partir da aprovação do Plano Nacional de Educação.

Com informações da Ascom Sintese

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais