Programa da Unesco está com inscrições abertas até o dia 31 de março

Na rede estadual de ensino de Sergipe, são quinze escolas candidatas que desenvolvem projetos com temas da Unesco (Foto: Divulgação Seduc)

Presente em 182 países, o Programa de Escolas Associadas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (PEA Unesco) está recebendo inscrições de escolas que desenvolvem projetos de impacto social, até o dia 31 de março.

O objetivo fundamental do PEA é criar uma rede internacional de escolas que trabalhem pela ideia da cultura da paz, cidadania global, desenvolvimento sustentável, aprendizagem intercultural, valorização da diversidade e dos patrimônios culturais. Por isso, o Programa consiste, basicamente, no estímulo a projetos ligados a um tema central, que é o Calendário Internacional proposto pela Unesco, ou simplesmente dirigidos à ampliação da consciência de cidadania.

Em 2021, são definidas pelo menos seis datas internacionais, a partir de resoluções da Assembleia Geral das Nações Unidas. São elas:  Ano Internacional da Paz e da Confiança; Ano Internacional da Economia Criativa; Ano Internacional da Erradicação do Trabalho Infantil; Ano Internacional das Frutas e Vegetais; Década Internacional da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável; Década Internacional da Restauração de Ecossistemas.

Nos últimos anos a Rede PEA chegou a 569 escolas, espalhadas em todas as regiões e quase todos os Estados. Incluem escolas particulares, públicas, indígenas, quilombolas e rurais. Na rede estadual de ensino de Sergipe, são quinze escolas candidatas que desenvolvem projetos com temas da Unesco.

Com o objetivo de estimular a participação de mais escolas, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, por meio do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional/Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Estudantil (Seduc/Dase/Seads), tem massificado a publicidade da iniciativa em toda a rede.

As escolas da rede pública ainda não são associadas ao programa e estão apenas na condição de candidatas. Toda instituição associada recebe um certificado internacional de escola membro e tem o direito de utilizar a logomarca do Programa de Escolas Associadas da Unesco-PEA. Pode receber também materiais eventual ou periodicamente produzidos pela Unesco e participar de concursos internacionais lançados com frequência pela Unesco e por outras instituições a ela vinculadas.

Como cadastrar

Para dar início ao processo de adesão, os interessados devem acessar o site www.peaunesco.com.br e preencher o formulário de Manifestação de Interesse e Adesão disponível no portal da Unesco. É fundamental que esse documento seja de conhecimento do diretor principal da instituição. Esses documentos são padronizados, este ano por conta da pandemia não será necessário a tradução em outra língua, apenas preenchido em português. Enviar o formulário para a Coordenação Nacional (mvt@colegiomagno.com.br), que dará prosseguimento ao processo de adesão.

Para esclarecer qualquer informação sobre a adesão dos projetos é só entrar em contato com a equipe do Seads: (79) 3194-3336 | 98803-3427,  ou pelos e-mails: mariacarneiro.oliveira@seduc.se.gov.br | bernacarneiro@hotmail.com.

Fonte: Seduc

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais