Programa de Iniciação Científica é tema de reunião entre Seduc e UFS

Participaram desse momento, professores da UFS, representantes de cada instituição de ensino envolvida, núcleos e departamentos da Seduc e os 84 professores selecionados. (Foto: Seduc)

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio da Superintendência Executiva da Educação e do Núcleo de Integração entre a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Educação Básica (Niueb), realizou na manhã desta sexta-feira, 6, na plataforma Zoom, uma reunião para conhecimento oficial do início das atividades da nova etapa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica (PRP) correspondentes ao período de outubro de 2020 a março de 2022, perfazendo um intervalo temporal de dezoito meses de atuação em parceria com as escolas da Rede Pública Estadual de Ensino e professores.

Os editais referentes às bolsas do programa são o 18/2020/PROGRAD (PRP) e o 19/2020/PROGRAD (PIBID), que selecionaram os professores para atuarem nesses programas. A retomada das atividades dos programas conta com a participação de 84 professores da Seduc, 42 dos quais são preceptores do Residência Pedagógica e mais 42 supervisores do PIBID, distribuídos em 35 unidades de ensino da Rede Estadual.

Participaram desse momento os professores Patrícia Rosalva, Christian Lindenberg e Erivanildo Silva, respectivamente, coordenadores institucionais da UFS dos programas PRP e PIBID. Também se fizeram presentes representantes da equipe gestora de cada unidade de ensino envolvida, núcleos e departamentos da Seduc, e os 84 professores selecionados.

Segundo o superintendente Ricardo Santana, os projetos executados pelas escolas em parceria com organizações e universidades devem ajudar na elevação dos indicadores das avaliações externas. “Dois elementos importantes para destacar são os projetos realizados pelas escolas e a apropriação dos dados e informações da plataforma Foco na Escola, para identificar em quais itens temos mais desafios”, sugeriu.

O professor Erivanildo Silva explica que as mudanças nos programas são pontuais e basicamente referentes ao formato por conta da pandemia. “O que muda essencialmente o Pibid de anos anteriores para esse é somente essa questão da pandemia, que cria alguns empecilhos para os nossos estudantes irem para a sala de aula. Então, na medida do possível, usando esses mecanismos de atividades remotas, os nossos estudantes vão interagir com as escolas. É importantíssimo estreitar os laços com a gestão da escola para que possamos ter um diagnóstico e avaliar as contribuições que podemos levar”, ressaltou, enfatizando que, conforme sejam observados outros cenários, há estudos e planejamentos que envolvem atividades presenciais.

Para Paulo Rêgo, coordenador do Niueb, o momento objetiva fortalecer junto aos professores da Rede a necessidade de incorporar aos projetos oriundos das unidades escolares, que serão construídos em parceria com os professores coordenadores da UFS nos primeiros quatro meses de interação, ações interdisciplinares. “São temas interdisciplinares apontados em reuniões anteriores como sendo problemáticas a serem contempladas nos respectivos projetos, a saber: a cultura da paz, preservação do patrimônio escolar, violência na escola, gravidez na adolescência e diversidade”, pontuou.

Fonte: Seduc

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