Programa Jovem Senador 2024 está com inscrições abertas

(Foto: Maria Odília)

As inscrições para o Programa Jovem Senador, que seleciona jovens para viver a Semana de Vivência Legislativa, começam nesta quinta-feira, 01, e procedem até dia 30 de Abril. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc).

Com o objetivo de inserir estudantes do ensino médio, com até 19 anos, no cenário legislativo brasileiro, o programa seleciona jovens de todo o Brasil para participarem de simulações do Senado. O tema da iniciativa no ano de 2024 é ‘Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia’.

Os estudantes que se candidatarem irão produzir redações, as quais serão avaliadas pelos professores de cada escola. Após a seleção dos orientadores, a inscrição no programa será realizada junto à Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc).

A seleção é dividida em três etapas, a primeira delas é a estadual, que selecionará as três melhores redações de cada unidade federativa. As selecionadas serão enviadas para o Senado Federal, que escolherá a melhor de cada estado para representá-lo em Brasília.

 O Jovem Senador selecionado para cada estado participará da Semana de Vivência Legislativa, entre os dias 5 e 9 de agosto. Nesse período, os jovens estarão simulando a atuação dos senadores da República, no processo de discussão e elaboração das leis do país, além da participação de comissões temáticas dentro do ambiente parlamentar.

A Jovem Senadora de 2023, Williane Vitória, do Centro de Excelência Dr. Edelzio Vieira de Melo conta que representar o seu estado, em Brasília, é uma experiência única: “Isso transformou a minha vida, e tenho certeza que vai transformar a vida de quem participar do programa. A semana é repleta de momentos e oportunidades de aprendizado inesquecíveis”, descreve a estudante.

A técnica-pedagógica no Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Estudantil (Seades) e coordenadora em Sergipe do Programa Jovem Senador, Nadia Cardoso, acrescenta que os estudantes selecionados vão ter a oportunidade de conhecer a Câmara Municipal de Aracaju (CMA). “Os três estudantes participarão de uma Vivência Legislativa na CMA, onde conhecem todo o ambiente da casa legislativa, e, em plenária, apresentam e debatem suas redações com nossos vereadores”, adiciona Nadia.

 Agenda de inscrições

 

Etapa Escolar

Início das inscrições – 1º/02/2024

Final das inscrições – 30/04/2024

 

Seleção da Etapa Estadual

 24/05/2024

 

Seleção da Etapa Senado

05/06/2024

 

Anúncio dos vencedores

Até 21/06/2023

 

Semana de Vivência Legislativa

05/08 a 09/08/2024

 

Fonte: Ascom/Seed

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais