Projeto Acolhimento em Rede vai ouvir estudantes nesta quarta, 18

0
Evento ocorre hoje (Foto: Seduc)

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Núcleo de Apoio Socioemocional (NAS) e Pré-Universitário (Preuni), realizará nesta terça-feira, 18, às 17h, no canal do YouTube Educação Sergipe, um encontro com estudantes do Preuni para divulgação do link do Google Forms, no qual o estudante irá preencher um formulário sobre o seu estado emocional.

A ação conta com a parceria do curso de Psicologia da Faculdade Estácio. Após o preenchimento do formulário será realizada uma triagem, em que os estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino serão enturmados para participar de Rodas de Conversa Virtuais mediadas pelos estudantes do curso de Psicologia e sob orientação da professora Luciene Aparecida. Os temas tratados serão ansiedade, depressão e orientação profissional. As datas e horários dos encontros que acontecerão no canal Educação Sergipe ainda serão divulgados.

Para Marcia Furlan, coordenadora do NAS, é importante perceber que os estudantes tiveram suas vidas impactadas por situações que podem produzir ansiedade e estresse. “O apoio socioemocional visa a oferecer ao estudante a oportunidade de falar sobre sua experiência, refletir sobre ela e identificar as ferramentas, ou seja, seus recursos pessoais que possam ser utilizados nesse enfrentamento”, destacou.

De acordo com a coordenadora do Pré-Universitário, Gisele Pádua, os estudantes estão se preparando para uma etapa que é muito nova e decisiva em função do ingresso no ensino superior. “Essa fase vem recheada de medos e incertezas, gerando ansiedade; e muitas vezes, desenvolvendo problemas ainda mais graves que nós como educadores não temos a expertise para auxiliá-los”, disse.

Nesse contexto, a parceria com a Faculdade Estácio propõe um apoio mediante o aumento da demanda de suporte emocional dos alunos. “As rodas de conversa visam ajudar a comunidade escolar nas habilidades de gerenciamento das emoções, de relações interpessoais e até pessoais. Então, os encontros serão mediados por estudantes de psicologia dos períodos finais”, informou o coordenador do curso de Psicologia da Faculdade Estácio, Igor Soares Vieira. As atividades acontecerão sob orientação da professora Luciane Ribeiro, que atua na frente de prevenção e promoção da saúde da instituição.

Fonte: Seduc

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais