Projeto ‘Aracaju Alfabetiza’ oferece 400 vagas para jovens e adultos

Idade mínima para participar do projeto é 15 anos. São 400 vagas ofertadas (Foto: PMA)

Como meta do Planejamento Estratégico e objetivando caminhar para a erradicação do analfabetismo na capital, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), iniciará o projeto “Aracaju Alfabetiza”, voltado para jovens e adultos que são analfabetos ou analfabetos funcionais. Com 400 vagas disponíveis, distribuídas em diversos bairros da cidade, a idade mínima para participar do projeto é 15 anos. A execução do Aracaju Alfabetiza está sob a responsabilidade da Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos da Semed (Coeja).

As inscrições já estão abertas e as aulas iniciarão no mês de junho. Para participar, além de cumprir o requisito de idade, o aluno também precisa estar, no mínimo, há dois anos sem matrícula em nenhuma unidade de ensino da rede. “Este projeto faz parte do Planejamento Estratégico da gestão e estamos buscando quais as comunidades que apresentam as maiores demandas de analfabetos. A meta é fechar até 20 turmas em toda a cidade e a nossa equipe está trabalhando na divulgação e na matrícula destes alunos”, explica a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite.

Antes do início do ano letivo para esta modalidade, os professores da rede que darão aulas no projeto passarão por capacitação. “Os nossos professores efetivos e também os que foram contratados no último Processo Seletivo Simplificado, que trabalharão no projeto, receberão a formação sobre alfabetização. O objetivo é que todos os alunos matriculados terminem o ano letivo sabendo ler e escrever”, afirma a coordenadora do Coeja, Ana Izabel de Moura.

O calendário do Aracaju Alfabetiza foi programado para encerrar próximo dos alunos do ensino regular. Em 2020, esses estudantes serão reclassificados e encaixados nas turmas do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) que mais se adaptarem.

Confira aqui os locais de turmas já formadas e onde também podem ser realizadas as matrículas.

Fonte: PMA 

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais