Projeto incentiva multimídia entre alunos da rede

(Foto: Maria Odilia)

A ideia foi construir uma metodologia onde arte, ciência e tecnologia trabalhem associadas para estimular o interesse de estudantes pelas ciências. Para isso, foi elaborado um projeto, onde a consolidação de uma metodologia reaplicável de aprimoramento do ensino e da aprendizagem das ciências pudesse ser alcançada por meio de produção colaborativa e compartilhamento de objetos educacionais, em formato multimídia.

O resultado é o projeto ‘Educação e Cultura Digital', apresentado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) nesta quarta-feira, 5, em reunião com representantes das escolas envolvidas, das Diretorias Regionais de Educação, técnicos do Departamento de Educação (DED), professores e alunos.

De acordo com Gabriela Zelice, diretora do DED, a partir dessa iniciativa "professores e alunos contribuirão para o fortalecimento das práticas pedagógicas e da garantia dos direitos da aprendizagem, tendo em vista à melhoria da qualidade do ensino", afirmou a diretora.

Inicialmente, o Projeto será aplicado em 10 escolas estaduais de nível médio, e terá como executor o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), em parceria com a Seed e com secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), tendo financiamento do Ministério da Ciência Tecnologia e Informação (MCTI).

"A proposta do ‘Educação e Cultura Digital' consiste em capacitar e qualificar os alunos e professores das escolas estaduais a produzirem conhecimento em formato multimídia, ou seja, objetos educacionais", afirma Saulo Barretto, responsável pelo Relacionamento Institucional e Novos Negócios do IPTI.

Ele explica que, alunos e professores em grupo, constroem uma explicação criativa sobre um tema de ensino médio. "Este é o nosso conceito de objeto educacional, e a partir disso desenvolvemos o Projeto". Iniciado em 2011 com o nome Arte com Ciência, o projeto começou em Santa Luzia do Itanhy, e já estava presente em outros três municípios sergipanos, e também no SESI Taguatinga, no Distrito Federal, e no Liceu Edouard Herriot, em Lyon, na França.

Aqui em Sergipe, o ‘Arte com Ciência' ganhou impulso maior com o apoio do Governo do Estado e se transformou no Projeto Educação e Cultura Digital. Por meio de uma parceria com a Sedetec, que tornou possível a captação de recursos junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia Inovação, o Projeto foi ampliado para outras 10 escolas da rede estadual, além das quatro já participantes.

"Provavelmente em meados de 2016 estaremos trabalhando o Educação e Cultura Digital com esses 14 colégios", acrescentou Barretto, após a elaboração conjunta com as equipes diretivas das escolas participantes, de um cronograma de ações a ser iniciado já agora em Agosto. Após um processo de visitação às 25 escolas estaduais participantes do programa Ensino Médio Inovador, 10 delas foram selecionadas para o Projeto Educação e Cultura Digital.

"Observamos o interesse da escola em aderir ao projeto, porque esta deve ser voluntária; a infraestrutura que eles têm também é importante, porque deve haver o mínimo de equipamentos necessários para o projeto funcionar, além de levar em conta a descentralização, estendendo a iniciativa para todas as regiões do Estado", explica Marcel Magalhães, oficineiro do Educação e Cultura Digital e responsável pela área de Audiovisual do IPTI.

Escolas participantes

Faziam parte do projeto Arte com Ciência, atual Educação e Cultura Digital, o Colégio Estadual Comendador Calazans, em Santa Luzia do Itanhy; o Colégio Estadual Prof. Raimundo Mendonça de Araújo, em Indiaroba; o Colégio Estadual Arabela Ribeiro, em Estância e o Colégio Estadual Dr. Antônio Garcia Filho, em Umbaúba. As seguintes unidades escolares da rede estadual foram contempladas para participarem do ‘Educação e Cultura Digital', já a partir de agosto:

C. E. Manoel Messias Feitosa – Nossa Senhora da Glória
C. E. Professora Maria das Graças M. Moura – Itabi
C. E. Leandro Maciel – Pacatuba
C. E. João Salônio – Nossa Senhora Aparecida
C. E. Djenal Tavares Queiroz – Moita Bonita
C. E. Murilo Braga – Itabaiana
C. E. João de Oliveira – Poço Verde
C. E. Milton Dortas – Simão Dias
C. E. Gonçalo Rollemberg Leite – Aracaju
C. E. Presidente Costa e Silva – Aracaju

Fonte: Ascom Seed/SE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais