Prova do Simula Enem 2018 mobiliza mais de 7 mil alunos

0
Simulado aconteceu no domingo, 16 (Foto: Eugênio Barreto)

O Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), por intermédio das ações do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), realizou neste domingo, 16, a aplicação da primeira avaliação do Simula Enem 2018. A prova contemplou os conteúdos relacionados às áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, além da Redação. Já no próximo domingo, dia 23, as questões do segundo caderno serão das áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

A prova foi realizada em 81 unidades escolares, em todas as regionais de educação. Participaram da iniciativa os estudantes matriculados no ensino regular de nível médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio (EJAEM) e do curso Pré-Universitário (Preuni). Segundo o diretor do Dase, Fábio Leite, fizeram a prova mais de sete mil candidatos, o que corresponde a aproximadamente 70% dos 10.029 inscritos.

“Ao participar da avaliação, o candidato terá a oportunidade de simular o tempo de realização das provas, avaliar os conhecimentos e observar o aspecto emocional. É importante ressaltar que a prova conta com 90 questões no mesmo formato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com as iniciativas do Dase, mostramos à sociedade que a escola pública conta com um ensino de qualidade e, neste contexto, o Preuni realiza um trabalho de excelência e com o objetivo de aumentar o número de estudantes que ingressam no nível superior”, evidenciou Fábio Leite.

A coordenadora geral do Preuni, Gilvânia Guimarães, diz que essa ação é mais uma iniciativa que demonstra o comprometimento e envolvimento de toda a equipe do Dase. De acordo com ela, a ação envolveu os 75 municípios do Estado, 81 unidades escolares, 300 salas de aulas e mais de 500 pessoas trabalhando como aplicador de prova, fiscais e fiscais volantes. “Somamos esforços em prol do projeto de vida destes estudantes que sonham com o acesso ao nível superior. Estamos cuidando com muito primor para que a aplicação da prova seja como no dia do Enem. É inegável que esse é um momento de preparação”, reconheceu.

Para o coordenador pedagógico, Vladimir Silva, o Simula Enem é de extrema importância. “A iniciativa oportuniza oferecer ao aluno a opção de se preparar para a prova do Enem. Aspectos como a administração do tempo e equilíbrio emocional podem ser observados pelos candidatos”, disse.

Acolhimento

Na oportunidade, a diretora do Colégio Estadual Tobias Barreto, Maria Janaína Marques da Silva, esteve nas unidades escolares onde as provas foram aplicadas. Conforme destacou a educadora, os estudantes gostam dessa atenção e acolhimento.

“Nossos alunos são maravilhosos. Temos muito orgulho destes jovens, e para demonstrar a atenção de toda a equipe da unidade escolar preparamos kits contendo garrafa com água, chocolate e barra de cereal.  Educação só pode ser feita com amor e envolvimento, e em nosso Estado a escola pública vem fazendo a diferença”, declarou a diretora.

Estudantes elogiaram a iniciativa

Juliana Andrade, estudante do Polo Santos Dumont, não economizou elogios ao comentar acerca do Simula Enem. “Considero como uma excelente oportunidade não só para testar nossos conhecimentos, como também para percebermos como administramos o tempo durante a resolução das questões. O meu sonho é ingressar no curso de Nutrição, e acredito que irei conquistar meu objetivo”, anunciou.

Já Everton Dias, também aluno do Polo Santos Dumont, destacou o empenho do quadro docente do Preuni. “Nossos professores são altamente preparados e qualificados. Acredito que com a preparação que estou tendo serei aprovado no curso de arquitetura”, comentou.

Para Nathalia Dantas, aluna do Polo Djenal, o empenho, esforço e dedicação são os segredos do sucesso. A jovem pretende cursar Biologia. Ela não falta a nenhuma atividade do Preuni. “Esse momento é mais um reforço. Farei a prova como se fosse o Enem. Tudo isso irá me ajudar a obter um excelente resultado no Preuni”, frisou.

Programa Pré-Universitário

O Preuni tem como propósito oportunizar aos alunos concluintes do ensino médio e egressos da rede pública de ensino melhores condições de acesso ao ensino superior, por meio de um curso preparatório, inteiramente gratuito, oferecido na modalidade presencial. A iniciativa conta com 44 polos, distribuídos em 29 munícipios, e atende a 5.550 estudantes de todas as regiões do Estado.

Executadas ao longo do ano, as ações do Preuni estendem-se até os dias das provas do Enem, quando os professores e a equipe da coordenação pedagógica realizam um “acolhimento” aos alunos matriculados no programa.

Fonte: SEED

 

Comentários