SE ganha Centro de Tecnologia para estudantes, startups e empresas

Centro de Inovação é do Grupo Tiradentes (Foto: Ascom/Unit)

Voltado à estudantes, startups e empresas, o Centro de Inovação voltado à Educação, o Tiradentes Innovation Center (TIC) foi inaugurado nesta sexta-feira, 25, com a missão de fomentar o empreendedorismo e inovação em Sergipe.

O superintendente geral do grupo Tiradentes, Saumíneo Nascimento, destaca que o Centro de Inovação Tecnológica será dedicado à educação. “A transformação vai para além de Sergipe. Daqui sairão tecnologias inovadoras que vão modificar a relação ensino-aprendizagem. A Unit entregou este empreendimento para transformar a educação em Sergipe e no país. Seminários, tarefas didáticas e empresas tecnológicas trabalharão constantemente na resolução de problemas do nosso sistema educacional”.

Ainda de acordo com o superintendente, o Centro de Inovação terá parceria para estimular estudantes à inserção no ambiente tecnológico. “São parcerias com governo, prefeituras municipais e escolas particulares, que permitirão o desenvolvimento e treinamentos de alunos do ensino básico e médio, visando com que a tecnologia faça parte do cotidiano deles”, completa. A sociedade também poderá participar das atividades por meio dos eventos que serão desenvolvidos pela instituição.

A partir do dia 28, o TIC já começará a oferecer seus benefícios à sociedade, dentre eles: Centro de pesquisas em tecnologias educacionais, Observatório de Educação e Centro de formação de professores em novas tecnologias, incubadoras/aceleradoras de EdTechs (statrtups voltadas para Educação) e eventos semanais sobre temáticas relacionadas a empreendedorismo, criatividade, cultura maker, inovação e tecnologia.

Tiradentes Innovation Center

O empreendimento não tem fins lucrativos vai desenvolver os novos negócios para fortalecer a economia local, criando novas oportunidades de trabalho na região. O projeto foi idealizado pelo Grupo Tiradentes (mantenedora de Instituições de Ensino Superior no Nordeste, e Centro de Estudos nos Estados Unidos) que vai discutir problemas de todos os níveis da Educação – superior, formal, não-formal, fundamental, tecnológica -, associando pesquisa, inovação e tecnologia.

Uma das primeiras atividades previstas para o TIC será a formação de professores da rede estadual de ensino em ferramentas no Google for Education. “Assim como a Unit que se tornou a primeira Universidade referência, o TIC quer passar essa experiência para o ensino público”, completa o CEO do TIC, José Rabelo.

Para se ter ideia do ecossistema onde o TIC será inserido, no mesmo prédio, a Unit já conta com mais de dez parcerias internacionais – todas voltadas à ensino e tecnologia –, um centro de línguas estrangeiras e uma central de estágio e emprego.

Por Verlane Estácio com informações da Unit

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais