Secretário da Educação explica baixo indice do Ideb

Secretário José Fernandes Lima / Foto: Arquivo Infonet
Dos mil municípios avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) como tendo o pior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), 49 são sergipanos. Sendo que Aquidabã teve média 0,97 e ocupa a quarta posição dentre as dez cidades com menor média de todo o país. O secretário de Estado da Educação, José Fernandes Lima, disse que diversos fatores contribuem para essa baixa média no ensino fundamental, dentre eles o alto índice de reprovação e abandono dos estudantes e a falta de uma sistematização do ensino.

“Muitas coisas estão sendo ensinadas em sala de aula sem uma sistematização. As escolas do ensino médio estão muito soltas esse resultado é o reflexo disso. Sempre tenho dito que as pessoas estão tendo dificuldade nas escolas, os alunos não estão aprendendo o suficiente, precisamos organizar e fazer uma discussão com os professores para que eles se envolvam mais para obtermos sucesso”, declara o secretário.

Ele explica que a meta estabelecida para o ensino fundamental foi ultrapassada, passou de 3,0 para 3,4, por conta dos diversos projetos que estão sendo desenvolvidos para melhorar a aprendizagem e sistematizar o ensino. Projetos que não existem para os estudantes do ensino

Sistema de ensino precisa melhorar, diz secretário
médio que ficou abaixo da meta estabelecida pelo MEC. A meta do ensino para Sergipe era de 3,3, mas a nota do Estado foi 2,9.

Sobre o índice de quarta pior média do Brasil atingida por Aquidabã, que também obteve índice baixo na avaliação passada, o secretário explicou que não dá para melhorar os números em pouco tempo. “Não melhorou porque precisamos de tempo, esse é um trabalho demorado. O efeito só será sentido à longo prazo”. Além disso ele destacou que é preciso haver melhoras nas escolas do interior, que englobam vários aspectos como o transporte, estrutura física, regularidade da merenda, dentre outros.  

Avaliação

O indicador, que varia de 0 a 10, leva em consideração o rendimento escolar e a média dos alunos no Sistema Nacional de Avaliação Básica (Saeb) e na Prova Brasil. São avaliados alunos da quarta e oitava séries do ensino fundamental e do segundo ano do ensino médio.

Segundo o MEC, para atingir patamares de países desenvolvidos, o Ideb deve ser de pelo menos 6,0. Atualmente, a média brasileira é de 3,8. Lima acredita que essa média tão baixa também é devido às disciplinas que o Ideb toma como base, que são matemática e português. “Está tão baixo porque as escolas não estão dando ênfase nessas duas disciplinas”, explica. Ele disse que levará o debate para as escolas e irá questionar os professores o porquê de Sergipe figurar sempre dentre os piores Estados quando o assunto é avaliação da educação.

Por Carla Sousa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais