Seduc e Estácio realizam roda de conversa sobre saúde mental

0
Roda de conversa que visa ajudar a comunidade escolar nas habilidades de gerenciamento das emoções nas relações pessoais e interpessoais. (Foto: Ascom/Seduc)

Pensando em proporcionar à comunidade escolar envolvida no retorno às aulas presenciais momentos de escuta e conversa, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Serviço de Projetos Escolares em Direitos Humanos/ Núcleo de Apoio Socioemocional vinculado ao Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), em parceria com a Universidade Estácio, sediada em Aracaju, realizará no período de 9 a 11 deste mês a “Conectados Psi: Saúde mental na contemporaneidade”, uma roda de conversa que visa ajudar a comunidade escolar nas habilidades de gerenciamento das emoções nas relações pessoais e interpessoais.

Os encontros serão mediados por estudantes de Psicologia sob a orientação da professora Luana Silva Santos, que atua na frente de prevenção e promoção, no curso de Psicologia da Faculdade Estácio. Ela explica que o objetivo das atividades é promover saúde mental e prevenir comportamento de risco e que também dialoga sobre os temas como ansiedade relacionada ao pré-vestibular, orientação profissional, violência contra a mulher e outros. “Nós montamos um circuito de roda de conversa que permite uma interação maior entre o facilitador e o público, porque ela é reduzida”, disse a professora Luana.

A atividade faz parte do projeto Acolhimento em Rede – Cultura da Paz, que realizou no mês de novembro quatro encontros apresentando esclarecimentos e informações sobre temas que afetam a rotina de milhares de estudantes como ansiedade, suicídio, regulação emocional, bullying, relações na pandemia e autoestima.

“Realizamos uma roda de conversa inicial com gestores, professores e estudantes para realizar a escuta e promover espaço de fala sobre o período da pandemia, as dificuldades que estavam enfrentando e assim realizarmos a escolha de temas para as rodas de conversa com estudantes”, informou Marcia Furlan, coordenadora do NAS.

Para participar, basta clicar nos seguintes links:

Dia 09/12 – Quarta-feira

Tema: Autolesão e suicídio sentindo na pele

 10h –https://meet.google.com/xvv-vqax-mpe

Tema: Regulação emocional. Qual a importância?

15h – https://meet.google.com/xdp-excm-wii

Dia 10/12 – Quinta-feira

Tema: Bateu ansiedade e agora?

10h –https://meet.google.com/ywd-owdn-vqr

Tema: Bullying. Vamos falar sobre isso?

15h – http://meet.google.com/ysk-sdub-nvm

Dia 11/12 – Sexta-feira

Tema: Pandemia: fiquei confinado com minha família. E agora?

8h – https://meet.google.com/egm-fcyp-urq

Tema: Qual a importância da autoestima?

Fonte: Ascom/Seduc

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais