Seduc fará live com orientações sobre a inscrição para Enem 2020

(Foto: divulgação)

Na véspera do início do período de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) realizará neste domingo, 10, uma transmissão ao vivo, via YouTube da Educação Sergipe, com o objetivo de transmitir informações sobre a inscrição para a edição 2020 do exame. A live começa às 18h e será comandada pelas professoras Gisele Pádua, coordenadora do programa Pré-universitário (Preuni); e Isabella Santos, coordenadora do Serviço de Ensino Médio (Ded/Semed).

Este ano, o Enem acontece em duas versões: impresso e digital. As inscrições para os dois modelos de prova deverão ser realizadas no período de 11 a 22 de maio, na Página do Participante ou no aplicativo Enem. O participante que optar por fazer o Enem 2020 impresso não poderá se inscrever na edição digital e vice-versa. Após concluir o processo, o candidato não poderá alterar a opção escolhida. Para aplicação online, Sergipe contará com 1.400 vagas destinadas a Aracaju, contemplando, assim, as 27 unidades federativas. O plano inicial era que a versão digital das provas ocorresse em apenas 15 capitais.

Nesta edição, será obrigatória a inclusão de foto atual do participante no sistema de inscrição, que deverá ser utilizada para procedimento de identificação no momento da prova. O valor da taxa de inscrição permanece o mesmo da edição de 2019: R$ 85,00, e o pagamento deverá ser efetuado até 28 de maio, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). A provas serão aplicadas nas seguintes datas: versão impressa nos dias 1° e 8 de novembro; e a versão digital acontecerá nos dias 22 e 29 de novembro.

A estrutura do exame não foi alterada, e será mantida a aplicação de quatro provas objetivas, constituídas de 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. Durante o processo de inscrição, o participante deverá selecionar uma opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

Acessibilidade

A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep garantirá atendimento especializado aos participantes que dele necessitarem. Para facilitar a compreensão dos participantes, os atendimentos específicos (gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar) foram incluídos na denominação “especializado”. As solicitações para esses atendimentos deverão ser feitas entre os dias 11 e 22 de maio, no Sistema Enem. Os resultados serão divulgados em 29 de maio. Para os pedidos que forem negados, está prevista uma fase para apresentação de recursos. O resultado final estará disponível no dia 10 de junho.

Os pedidos de tratamento por nome social serão feitos entre 25 e 29 de maio pelo mesmo sistema, e a divulgação dos resultados está prevista para o dia 5 de junho. O período para apresentação de recursos será entre 8 e 12 de junho, e a disponibilização dos resultados finais, em 18 de junho.

Para acompanhar o plantão de dúvidas sobre a inscrição do Enem 2020, é só acessar o canal do YouTube: www.youtube.com/educacaosergipe

Fonte: Seduc

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais