Seed lança “Campanha pela Voz do Educador”

Lançamento da Campanha (Foto: Juarez Silveira / Seed)
O secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, abrena manhã desta quinta, 15, no Teatro Tobias Barreto, a “Campanha pela Voz do Educador”. O evento faz parte da 10ª Campanha Nacional da Voz, que está inserida na Semana Nacional da Voz, que vai de 14 a 18 de abril.

Esta campanha vai atender a todos os professores através de oficinas de voz. O objetivo é orientar e prevenir os docentes contra as doenças que atingem o aparelho vocal. O uso inadequado e abusivo da voz é, em geral, a principal causa dos problemas.

Pesquisas

As pesquisas fonoaudiológicas realizadas com os professores apontam significativa prevalência de sintomas vocais, que incluem o enfraquecimento vocal, a percepção de esforço vocal, dor ao falar, tosse, engasgo, rouquidão, cansaço vocal, mudanças na voz após o uso, dificuldade para falar ou cantar baixo, projeção vocal, perda tessitura, desconforto ao falar, voz monótona.

Nas últimas décadas, o professor tem sido apontado como profissional de alto risco para desenvolvimento de alterações vocais. As pesquisas também observaram que os professores perdem, no mínimo, um dia de trabalho por problema vocal e com necessidade provável de mudar a ocupação no futuro por causa da voz.

Apesar de apresentar um significativo aumento no nível de consciência das pessoas sobre os problemas relacionados à voz, o Brasil ainda está entre os países que têm as maiores incidências de câncer de laringe. São, ao todo, 15 mil casos diagnosticados por ano, mais da metade deles fatais.

A promoção da Campanha é uma parceria da Secretaria de Estado da Educação (SEED) com a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e Academia Brasileira de Laringologia e Voz. Também estão apoiando a ação o Conselho Regional de Fonoaudiologia, a Sociedade Sergipana de Otorrinolaringologia e Associação dos Fonoaudiólogos de Sergipe.

Programação

Dia 15

8h – Mesa de abertura – Secretário do Estado da Educação, Secretário de Estado da Saúde, UFS, Associação Sergipana de Fonoaudiologia, representantes SBFA e ABLV, representante das DRE”s e dos Departamentos.

9h – Lançamento Oficial: Programa de Educação Vocal – Secretário de Estado da Educação, José Fernandes de Lima

9h30min -10h – Apresentação do Coral da SEED – Regente Joel Carvalho

10h às 10h20min – Afine Sua Saúde – Prof. Dr. Jéferson D’Ávila/ UFS/ ABLA

10h20min às 10h40min –Apresentação da Banda Mirim de Sanfoneiros – Canindé do São Francisco

10h40min -11h20min – Seja Amigo da Sua Voz – Prof. Me. Neuza Josina Sales/ UFS/ SBFA

11h20– Encerramento Vivência em Voz – Prof. Me. Neuza Josina Sales/ UFS/ SBFA

Dia 16

7h – Panfletagem em pontos estratégicos: Calçadão da 13 de Julho, das ruas João Pessoa e Laranjeiras e mercados centrais.

10h – Visita da Caravana da Voz a Escola Estadual Dom Luciano (centro)
Campanha de Educação Vocal – Oficina de Voz
Apresentação da Banda Sanfônica Mirim

Dia 17

8h – Visita da Caravana da Voz a E. E. Gov. Antônio Carlos Valadares (18 do Forte)
Campanha de Educação Vocal – Oficina de Voz
Apresentação da Banda Sanfônica Mirim
 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais