Seed receberá estagiários de vários cursos da UFS

0
Seed firmou convênio com a UFS e receberá estagiários de vários cursos (Foto: Eugênio Barreto)

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) e a Universidade Federal de Sergipe(UFS) firmaram parceria para receber estagiários nas Unidades de Ensino da Rede Pública Estadual, nas Sedes das Diretorias de Educação e em setores da Seed.

O convênio intitulado Programa de Estágio Curricular e Remunerado, assinado na tarde da última quinta-feira, 26, no Campus Universitário, irá proporcionar aos estagiários postos à disposição da Seed pela Universidade, oportunidade de aplicações efetivas dos conhecimentos teóricos em trabalhos práticos e úteis para o estagiário e para a Seed.

"Verificamos na Seed que não existia nenhum programa que beneficie diretamente estagiários. Embora tenha me afastado da UFS, por conta da aposentadoria, ainda sinto-me como membro desta honrosa instituição de ensino superior, por isso, fiz questão de assinar o meu primeiro convênio como secretário de Estado da Educação, aqui na UFS", disse Jorge Carvalho.

Para o secretário, será de fundamental importância para os alunos e para a Seed, a participação do estágio curricular ou do estágio remunerado. "A Secretaria está presente em todos os 75 municípios de Sergipe, daí a importância da celebração do convênio", destacou.

Jorge Carvalho analisou a influência da parceria entre a Seed e a UFS para o fortalecimento da educação. "A UFS sempre foi e será uma grande parceira do governo do Estado. Vamos somar esforços, para que juntos, possamos atingir os objetivos almejados pela sociedade", ressaltou.

O reitor da UFS, Ângelo Roberto Antoniolli, disse que a integração entre a Secretaria de Estado da Educação e a Universidade Federal de Sergipe será de fundamental importância para o sucesso do convênio.

"Sempre afirmo que a saída para vencer as crises passam pela educação. Estamos fazendo uma Universidade integrada com a sociedade, envolvendo todos os setores: educação, saúde, segurança, meio ambiente, agricultura e o social", pontuou.

Convênio

De acordo com o convênio, a Seed irá colocar à disposição da UFS, na medida de suas disponibilidades e necessidade, vagas de estágio para alunos dos seguintes cursos de graduação: Física, Matemática, Química, Filosofia, Comunicação Social, Pedagogia, Ciências Biológicas, Educação Física, História, Geografia, Português/Inglês, Letras, Ciências Sociais, Educação Musical, Dança, Ciências da Informação, Secretariado, Ciências Contábeis, Teatro, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Estatística, Administração, Economia, Direito, Arquitetura, Fonoaudiologia, Nutrição, Enfermagem e Fisioterapia. O estágio para os alunos do curso de Enfermagem será exclusivamente de caráter curricular obrigatório.

A jornada de trabalho do estagiário será estabelecida pela SEED, sem prejuízo das suas atividades escolares, definida no Termo de Compromisso e que não ultrapasse a seis horas diárias e 30 horas semanais.

A Seed compromete-se a fornecer em favor do estagiário uma bolsa mensal, quando se tratar de estágio curricular não obrigatório. O prazo de vigência do convênio é de 5 anos.

De acordo com o convênio, a UFS, na medida de suas disponibilidades e necessidades, irá encaminhar candidatos, entre seus alunos regularmente matriculados, para o preenchimento de vagas de estágio existentes na Seed.

Atividades

A UFS também irá fornecer à Seed: informações sobre a supervisão de estágios; a ficha de avaliação e desempenho do estagiário; informar sobre o cancelamento de matrícula no semestre ou ausência de renovação de matrícula do estagiário no semestre seguinte, bem como o seu desligamento da UFS por motivo de conclusão do curso ou transferência para outra IES; exigir do estagiário a apresentação periódica, em prazo não superior a seis meses, do Relatório Semestral de Acompanhamento e Avaliação de Estágio. Caberá à UFS e à SEED, quando pertinente, realizar reuniões periódicas visando assegurar a qualidade das atividades desenvolvidas pelos estagiários e avaliar sistematicamente o processo, propondo medidas que visem corrigir as distorções.

Com informações da Seed

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais