SEED/UAB/UFS promovem cursos para servidores

(Foto: Ascom)

Na perspectiva de oferecer serviços de qualidade à população, o Núcleo de Formação e Valorização dos Profissionais da Educação (NUFORM), em parceira com os demais Departamentos da Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do QUALIVIDA, irá realizar cursos com os servidores para aperfeiçoar o atendimento ao público, utilização dos Sistemas de Informação, relações interpessoais, educação em valores humanos, além de palestras motivacionais de promoção e prevenção em saúde.

De acordo com o professor Jorge Costa Cruz Júnior, coordenador geral do NUFORM, na formação inicial serão ofertadas as Licenciaturas em Português, Matemática, Geografia, História, Química, Física, Filosofia, Inglês e Espanhol, com vagas destinadas aos professores das redes públicas de ensino. E na formação continuada, serão disponibilizados os cursos de aperfeiçoamento, extensão, Pós-graduação lato sensu. Já a Pós-graduação stricto sensu, conta com os mestrados profissionais em Letras, Matemática e Física.

"A oferta dos cursos é realizada com base nas demandas oriundas das escolas, via PDDE-interativo, e aprovada pelo Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente de Sergipe, presidido pelo Secretário de Estado da Educação, o Professor Doutor Jorge Carvalho", afirmou Jorge Costa.

Segundo ele, o Fórum é composto por representantes da UFS, IFSE, CEE, UNDIME, UNCME, ANFOPE, SINTESE e SEED. "A partir da aprovação da oferta pelo Fórum, o MEC realiza a descentralização dos recursos para as Instituições Públicas de Ensino Superior para a realização dos cursos", informou.

O coordenador ressaltou que além dos cursos de graduação em andamento, a Seed oferece vários cursos de especialização:

http://seed.se.gov.br/arquivos/Quantitativo_conteudo_dos_cursos.xlsx

O coordenador geral do NUFORM informou também que para 2015, o Fórum aprovou a oferta de mais de 3.000 vagas de formação continuada.

Mais cursos

Atendendo ainda ao que dispõe o decreto presidencial 7.415 de 30 de dezembro de 2010, que institui a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica e dispõe sobre o Programa de Formação inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público – Profuncionário; a SEED, em parceria com o Instituto Federal de Sergipe, vem ofertando o Programa, atualmente na 3ª edição, com os cursos técnicos em Alimentação Escolar, Infraestrutura Escolar, Secretaria Escolar e Multimeios Didáticos, voltados para os servidores não-docentes das redes estadual e municipais de ensino, já contando com cerca de 500 cursistas em formação.

Núcleo

Atendendo ao Decreto Presidencial de nº 6.755/09, que institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, bem como no Decreto Estadual de nº 26.792/09, que dispõe sobre a Política Estadual de Profissionais do Magistério da Educação Básica do Estado de Sergipe e institui o Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente; a Seed criou o Núcleo de Formação e Valorização dos Profissionais da Educação, que vem desenvolvendo ações de formação inicial e continuada para os professores das redes estadual e municipais de ensino, em parceira com o Centro de Educação a Distância da Universidade Federal de Sergipe-CESAD/UFS, por meio dos 13 Pólos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFS, em todo estado.

Fonte: Ascom Seed/SE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais