Semana da Matemática começa nesta segunda-feira no IFS

Em comemoração ao Dia da Matemática, hoje, 6 de maio, os professores Danilo Lemos Batista e Lenira Pereira da Silva, da coordenadoria do curso de licenciatura do Instituto Federal de Sergipe – campus Aracaju, prepararam ações para debater sobre a importância da matemática como manifestação cultural e impulsionador dos avanços científicos.

 A programação será aberta nesta segunda-feira, no campus Aracaju, com uma exposição de materiais produzidos no Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) e o Desafio Math Day de criação de GIFs animados voltados para o ensino da matemática. As atividades acontecem nos turnos da manhã e tarde.

De acordo com a regra, o GIF deve ser produzido por alunos da Educação Básica a partir de fotos de esquemas feitos em papel, fazendo uso de câmera de smartphone e aplicativo de criação de Gifs animados de sua escolha. O conteúdo deve ilustrar um tema de qualquer assunto de matemática e ser compartilhado online. A última imagem da sequência deve conter os nomes dos autores, a instituição e a série em que estudam.

O desafio tem o objetivo de promover a criação de conteúdo voltado para o ensino da disciplina. O GIF animado é um formato que permite a visualização de relações ou processos de forma dinâmica, e se constitui, inclusive, em um recurso que pode promover a acessibilidade.

Também na segunda-feira, acontece a videoconferência: Programa Etnomatemática nas Etnias Macuxi e Wapixana (Roraima).

OBJETIVO

A ação vai reunir professores e alunos do curso de licenciatura em diversas atividades no campus Aracaju, em escolas atendidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)-IFS-Capes e nas redes socias.

O Dia Nacional busca incentivar a promoção de atividades educativas e culturais, com o propósito de mobilizar alunos e professores para desenvolver projetos, explorar e promover a matemática em suas várias dimensões.

No campus Aracaju, o evento é ofertado anualmente pela coordenadoria do curso de Licenciatura em Matemática e contará com atividades que envolvem docentes e discentes em produções realizadas na disciplina Laboratório de Ensino de Matemática e do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.

Confira a programação completa

Fonte: IFS/SE

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais