Semana do Brincar faz resgate de brincadeiras populares

Crianças brincam de elástico (Fotos: Portal Infonet)

Pular elástico, jogar bolas de gudes e empinar pipas, são brincadeiras culturais, mas desconhecidas das crianças da atualidade. Para resgatar as memórias das brincadeiras, a Legião da Boa Vontade (LBV), em apoio à iniciativa da Aliança Pela Infância, promove para as 240 crianças assistidas pela instituição a Semana Mundial do Brincar.

Na manhã desta sexta-feira, 29, as crianças participaram de oficinas, e atividades livres com brinquedos lúdicos. De acordo com a assistente social da LBV, Monique Andrade, a instituição trabalha rotineiramente com o resgate de culturas populares. “Para as crianças, essas brincadeiras não são novidade porque trabalhamos sempre com o resgate da cultura popular, como as brincadeiras que fizeram parte da infância de suas famílias”, conta.

Orgulhoso por ter feito a sua própria pipa, George Vitor Oliveira, de 13 anos, aprovou a inciativa. “Estou achando bom estar aqui, eu mesmo fiz a minha pipa”, mostra.

A coordenadora pedagógica, Jane Cláudia Prejuízo, conta como ocorre o processo. “Começamos a semana com construção de brinquedos. A gente está resgatando essas brincadeiras, pois com a tecnologia, as crianças só querem saber de internet. Percebemos que eles estão gostando demais. Hoje é a parte lúdica, com o objetivo de resgatar as brincadeiras de antigamente”, detalha.

George Vitor mostra sua pipa

Jane Cláudia Prejuízo e Monique Andrade "Resgatar a cultura popular é o objetivo do evento"

Evento

Além das brincadeiras e construções de brinquedos, foram feitas rodas de conversas, palestras e mobilizações com as famílias para incentivar a reflexão sobre o brincar na infância.

Por Eliene Andrade

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais