Semed garante funcionamento das creches durante todo o ano letivo

Katia Siene, diretora da Emei Fernando José Guedes Fontes (Foto: Walter Martins)

Nada mais tranquilizante para um pai e uma mãe trabalhadora, ao sair para o seu ofício diário, que saber que seu filho pequeno está em um local confiável, sendo cuidado e recebendo a dedicação de profissionais. Mesmo com a pausa para as férias da rede municipal de ensino, todas as creches públicas de Aracaju que oferecem o período integral, mantidas pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), seguem oferecendo seus serviços sem recesso.

No total, 26 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), espalhadas por toda a cidade e que oferecem o serviço de creche, no período integral, seguem funcionando sem recesso. No total, aproximadamente 1.800 alunos, com idade entre seis meses e três anos e onze meses são atendidos pelas unidades. “Eles chegam 6h30 e seguem uma rotina com hora do banho, do café, do lanche, do almoço, do soninho, das brincadeiras e também das atividades pedagógicas, até às 16h30, que é o horário em que os pais vêm buscar”, explica a diretora da Emei Fernando José Guedes Fontes, localizada no bairro América.

A continuidade do funcionamento das Emeis facilita a vida dos pais, como a da dona de casa Sheila de Souza Monteiro, moradora do bairro América e mãe da Ana Luiza, matriculada na creche Fernando Guedes. “Me ajuda bastante porque tenho mais tempo para cuidar da casa e dos meus outros dois filhos maiores e a Ana Luiza gosta muito daqui. Ela acorda sozinha de manhã querendo vir pra cá e quer vir até nos fins de semana. Estou muito satisfeita com a escola e com os professores, pois percebo que ela está se desenvolvendo e aprendendo coisas, como escrever e desenhar”, afirma a mãe da aluna de três anos.

Dedicação

Diariamente, professoras e cuidadoras dedicam parte dos seus dias para cuidar e educar as crianças matriculadas nas creches municipais. É o caso da cuidadora Anete Maria da Hora, que está na função há mais de um ano. “Eu amo trabalhar aqui, cuidar da alimentação, da arrumação, dos banhos dessas crianças. Ver eles dando os primeiros passos, falando as primeiras palavras, acompanhando o desenvolvimento. Eu tive apenas um filho biológico mas, hoje, agradeço a Deus por ter me dado a oportunidade de poder cuidar de todas essas crianças que, para mim, também são filhos”, conta.

Na Emei Fernando José Guedes Fontes, atualmente, 18 cuidadoras e cinco professoras fazem parte da equipe. Para a direção, o trabalho e dedicação das profissionais é fundamental. “Aqui, os alunos têm estímulo para se desenvolver, se tornar independentes, e esses primeiros passos a gente acaba acompanhando mais do que os próprios pais. O trabalho das professoras faz toda a diferença, porque não é aquele trabalho assistencialista e sim o trabalho de educar. Essa parceria entre professora e cuidadora faz com que os nossos alunos se desenvolvam cada vez mais”, completa a diretora Katia.

“A creche tem a finalidade de atender esses pais que precisam sair para trabalhar e deixar seus filhos em um local seguro. Além de sermos essa referência de segurança, os pais estão percebendo que não é só um local que eles deixam os filhos para serem cuidados e alimentados, mas que aqui eles estão aprendendo, se desenvolvendo”, finaliza a diretora.

Recesso escolar

No momento, apenas as creches seguem funcionando na rede municipal de ensino. As demais unidades entraram em férias na última segunda-feira, 3. A pausa no ano letivo acaba em outubro, quando as instituições retornam às aulas, a partir do dia 3.

Fonte: PMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais