Seplag participa de seminário sobre surdos

Evento ocorre em todas as capitais (Foto: Victor Ribeiro)

O Movimento em Favor da Educação e Cultura Surda tornou-se nacional em março de 2011 e é com o objetivo de intensificar as mobilizações em defesa de um Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) que Aracaju sediou na manhã desta sexta-feira, 9, o Seminário Nacional em defesa das Escolas Bilíngües para Surdos, no Auditório do SENAC.

Esse evento ocorre simultaneamente em todas capitais visando apresentar as propostas de emendas referentes à educação de surdos ao projeto de Lei que instituirá o Plano Nacional de Educação (PNE), para o decênio 2011 – 2021.

“A discussão hoje é sobre esse ‘poder surdo’ que não é um poder simples, ele é feito de batalhas e conquistas que realizamos com a finalidade de acabar com o preconceito, com a desigualdade social. Aprender libras desde a educação infantil seria a inclusão de fato dos surdos, com educação de qualidade para os jovens e crianças respeitando a diferença lingüística e cultural”, explicou Breno Nunes, líder do Movimento dos Surdos de Sergipe e Instrutor do SENAC.

Larissa Rebouças, mestre em educação e professora de libras da Universidade Federal de Sergipe (UFS), ressaltou a importância da educação inclusiva e de qualidade para os surdos. “Fico muito feliz de participar dessa luta que é uma pela educação no nosso país. Espaços como esse para discutir as escolas bilíngües para surdos só fortalece o movimento e engaja a sociedade para mais conquistas”, avaliou Larissa.

Incentivo e Inclusão

O secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Oliveira Júnior, participou da abertura do evento e destacou ações de incentivo do Governo em prol do desenvolvimento das pessoas surdas. “A Seplag está pedindo que o SENAC auxilie na formação dos surdos na digitalização de imagens para operar scanners e preparar arquivos, abrindo esse nicho para as pessoas surdas, dando oportunidade de emprego e os incluindo cada vez mais na sociedade. Alguns estados já possuem experiências exitosas, como é o caso de Pernambuco que além de modernizar seus processos, acaba com a burocracia e desperdício de papel”, citou o secretário.

“Esse seminário levanta uma questão importante para que os surdos tenham escolas bilíngües com disciplina de línguas e professores surdos. Essa luta traz um ganho significativo para os surdos, pois a obrigação dessa disciplina ajuda aos surdos que tem perda auditiva profunda”, reconheceu Oliveira Júnior.

Ana Nunes, mãe de Breno Nunes, deficiente auditivo falou que a maior dificuldade para os surdos é a comunicação. “Precisamos preparar desde cedo nossas crianças para as diferenças, a discussão nacional quebra a visão errônea do estado em relação à educação, pois os surdos trazem nesse seminário base legal e filosófica sobre a importância dessa linguagem ser inserida em um Plano Nacional de Educação”, concluiu Ana Nunes.

Setembro Azul  

O mês de setembro marca a lembrança de pessoas surdas, de suas lutas e conquistas. É representada pela cor azul, que simboliza a comunidade surda em todo o mundo e está presente no laço que representa o conceito de ‘Ser Surdo’.

No mês do setembro azul acontecem seminários, palestras, apresentações teatrais, passeatas, exposições em diversos estados brasileiros. No dia 10 de setembro é a realizado Manifestações pelo Dia Mundial das Línguas de Sinais, quando ocorrerão atividades em todo o mundo para valorizar o respeito e disseminar as línguas de sinais em diferentes países.

No dia 26 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Surdo, data reconhecida pela Lei 11.976/2008 e escolhida em homenagem à Fundação da primeira Escola de Surdos do Brasil (INES), quando diversas atividades serão desenvolvidas em todo país na defesa dos direitos dos surdos.

O seminário é uma realização da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), com o apoio do Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (IPAESE), SENAC e Universidade Federal de Sergipe.

Fonte: Ascom Seplag

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais