Sergipano do Brazil Leaddership Bootcamp retorna com novos sonhos

Victor faz relatos sobre a experiência (Foto: Ascom/Seduc)

“Esperança de que é possível transformar histórias”, essa foi a frase usada pelo aluno Vitor Cardoso Alves, para definir sua participação, juntamente com outros 29 estudantes da América Latina, no Brazil Leadership Bootcamp, evento que tem como foco desenvolver nos jovens as habilidades e competências necessárias para se tornarem líderes a serviço da sociedade, potencializando a a capacidade de gerar mudanças positivas na comunidade em que vivem. O programa de impacto social é um inciativa da Latin American Leadership Academy (LALA).

O jovem estudante do Centro de Excelência Dr. Hamilton Alves Rocha, unidade que oferta o ensino médio em tempo integral, em São Cristóvão, esteve na sede da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), nesta terça-feira, 17, para socializar suas experiências vividas em São Paulo, de 2 a 6 de dezembro.

Durante todo esse período, Vitor Cardoso participou de atividades relacionadas às temáticas do protagonismo juvenil, sustentabilidade e impacto social, de forma prática e teórica. “Lá a gente compartilhou projetos que deram certo aqui no Brasil, com ações de outros países, então, fizemos essa junção para avaliar cada inciativa e de que forma a transformação aconteceria”, explicou.

Dentre as pautas discutidas durante o evento, o trabalho da inteligência sócio emocional chamou a atenção do estudante sergipano. “Nesse sentido, tivemos a oportunidade de trabalhar muitas temáticas relacionadas a essa questão; como nós jovens devemos nos portar com as mudanças sociais, qual o nosso papel nesse contexto e na condução de projetos na escola ou/e comunidade”, pontuou Vitor Cardoso, que é protagonista na produção de pesquisas científicas do Hamilton Alves Rocha, e foi um dos semifinalistas do Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), da Câmara dos Deputados.

A professora Eliane Passos, diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), acompanhada das técnicas da Assessoria Internacional, professoras Célia Gil, Nádia Cardoso e Daniele Viginne, recepcionou o estudante e fez questão parabenizá-lo por representar tão bem Sergipe e compartilhar experiências exitosas de protagonismo estudantil da rede estadual.

“Agora ele tem uma missão: motivar outros estudantes. É bacana acompanhar essa evolução, de um aluno que sonhou, perseverou, e chegou no topo. Os outros precisam saber dessas possiblidades para se sentirem motivados”, disse Eliane Passos, informando que a Seduc vai investir na instrumentalização das escolas, afim de que ampliem a participação dos estudantes nesses intercâmbios.

Orgulhosa do aluno protagonista, a professora Ana Lúcia Santos Lopes, gestora do Hamilton Alves, também reiterou a questão representatividade nessas ações de alcance internacional. “A gente trabalha para que esse grupo de participação só venha a aumentar. Precisamos mostrar que o aluno da escola pública tem espaço e que são capazes”.

Fonte: Ascom/Seduc

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais