Sobrevivência: uma luta de todo dia – parte III

Como reflexo dessa situação de violência contra o ser humano tem-se uma sociedade acuada por um medo crescente e, muitas vezes, desanimador. Para muitos, as circunstâncias e a falta de perspectivas é fator suficientemente forte para os demover de sua luta pela sobrevivência. Isso acontece porque, simplesmente, viver parece Ter-se transformado numa prisão; grades nos separam do mundo, da realidade, da humanidade e de nós mesmos. Acuado como está, o homem é obrigado a optar entre persistir na possibilidade de mudanças ou manter-se passivo diante de tudo.

 

Caro aluno, presenciamos o terceiro parágrafo que, entre pontuação, concordância e expressões, é caracterizado pela presença de 12 erros. Parece está quase totalmente correto, mas vejamos as observações concernentes a ele. Antes de averiguar as observações, tente encontrá-los. O desafio está proposto.

 

1 ERRO = perceba que após a oração “ Como reflexo dessa situação de violência contra o ser humano “ , deve se utilizada a vírgula. Para melhor perceber a necessidade leia-a em voz alta e perceberá a pausa na oralidade, que , neste caso, será explicitada na escrita através da vírgula.

 

2 ERRO = há uma simples complexidade em relação à utilização do pronome demonstrativo esse/ essa/ este/ esta . Neste caso, temos a seguinte indicação: atente-se para o fato de que a palavra ou expressão “ situação de violência “ está sendo apresentada pela primeira vez no texto. Assim, se o pronome demonstrativo está anteposto ao substantivo e responsável por apresentá-lo, não utilize dessa , mas DESTA = contração da preposição DE + ESTA = DESTA. Logo, forma adequada: ……Como reflexo DESTA situação de violência contra o ser humano, (vírgula)….

 

1 observação – temos o hábito de na escrita fazermos a manutenção de algumas expressões utilizadas na oralidade para estabelecer uma pausa na escrita ou estabelecer uma certa elegância ao texto. É o caso do termo MUITAS VEZES. Além de atenuar a generalização, dando uma dimensão de , na maioria dos casos, a expressão deve ser intercalada com a presença das vírgulas: uma antes e outra depois, visto que a expressão não fará parte da oração principal.

 

3/4/5 ERROS = Neste caso, temos uma sequência de erros que se colocam como independentes; no entanto, enquadram-se no critério respectivo às concordâncias verbal e nominal. Vejamo-los:

 

FRASE: …..as circunstâncias (gênero feminino, número plural) + a falta de perspectivas (Gênero feminino, número singular) = SUJEITO COMPOSTO. O mesmo sujeito composto nos arremete a passar todos os verbos e ou adjetivos para o número plural e como ambas as expressões pertencem ao gênero feminino, os adjetivos também devem concordar em gênero com o substantivo composto, do gênero feminino. Logo, forma adequada, atente-se:

Ex: …..as circunstâncias e a falta de perspectivas SÃO = verbo na terceira pessoa do PLURAL

 …..as circunstâncias e a falta de perspectivas FATORES = flexão para o PLURAL = CONCORDÂNCIA NOMINAL EM NÚMERO

 ….. FORTES = flexão do ADJETIVO no que diz respeito à concordância nominal em NÚMERO.

 

ATENÇÃO = averigúe que a palavra SUFICIENTEMENTE deve ser evitada, pois por ser estruturada a partir do sufixo MENTE deve ser evitada.

 

6 ERRO = averigúe a frase : ….” para + OS + demover = respectivamente temos : PREPOSIÇÃO + PRONOME + VERBO = assim, entramos no tocante à colocação pronominal. Só para lembrar, as três posições são: PRÓCLISE / MESÓCLISE / ÊNCLISE. Neste caso, a preposição ( PARA ) não é palavra atrativa. Logo, não poderia haver a presença da colocação pronominal proclítica = pronome (OS) antes do verbo. A forma adequada será:

 

Ex: …… PARA + DEMOVÊ- + LOS = preposição + verbo + pronome , que neste caso = LOS..

 

7 ERRO = SUA = evite o pronome possessivo SEU/SUA, pois causa ambiguidade. Simplesmente, anule-o .

 

8 ERRO = verifique que a palavra SOBREVIVÊNCIA já foi utilizada no final do segundo parágrafo. Portanto, busque LEXEMAS semelhantes. Ou seja, sinônimos.

 

2 observação – simplesmente = evite palavras terminadas em MENTE.

 

9 ERRO = VIVER + PARECE + TER-se = evite esta centopéia de verbos .

 

3 observação – em uma determinada parte do texto, 5 linha, ela compara o ato de viver a uma prisão. Pode manter, pois o contexto é demonstrar que estamos presos dentro de nossas próprias casas. Nossa liberdade é limitada, enquanto a marginalidade dominada o contexto social.

 

10 ERRO = detalhe importante : após a palavra prisão, ela vai fazer evidência a respeito desta falta de liberdade. Logo, o sinal de pontuação adequado não é o ; (ponto e vírgula), mas os : (DOIS PONTOS).

 

11 ERRO= evite a ecofonia entre as palavras ESTÁ e OPTAR .

 

12 ERRO = TUDO = evite a presença dos pronomes indefinidos, pois constituem sentidos vagos. Permute por = manter-se passivo diante dos ENTRAVES / DAS PROBLEMÁTICAS SOCIAIS……

 

 Espero que tenham compreendido todas as informações . Ah! O quarto e último parágrafo, conclusivo, estará antes da Terça-feira, aqui. Confira. Dicas excelentes para começar a conclusão.

 

 Abraços,

 

 Dênison Ventura Sant´Ana.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais