Sobrevivência: uma luta de todo dia – parte iv (final)

Caro aluno, este parágrafo é chamado de conclusivo. Nele, existe a perspectiva de solução para o problema que fora proposto para análise. O mesmo é caracterizado por erros de uma semelhante categoria que serão pontuados. Observe:

 

Mais do que nunca é importante renovar a esperança a cada obstáculo a ser ultrapassado. Há uma “chama” de esperança no final do “corredor”, cabe a todos mantê-la acesa ou extingui-la por completo.

 

Muitos alunos mantêm o hábito de inicializar o parágrafo de introdução com as seguintes expressões:

Logo, desta forma, assim, portanto, desta maneira, haja vista, destarte, ponderando os ângulos da questão e outras mais. Entretanto, como a concorrência é significativa, não as utilize, pois tornaram-se gastas pelo uso freqüente. Para começar a sua conclusão ponha:

É importante ressaltar que…

Torna-se pertinente afirmar que…

É imprescindível dizer/ confirmar que….

 Essas expressões são menos gastas, suprem a inicialização do conclusivo com eficácia. Lembre-se de que após a expressão, dê a sua ponderação acerca do assunto, atribuindo uma possível solução para o problema.

 

1 ERRO – este parágrafo de conclusão possui como aspecto negativo, a presença incessante da linguagem figurada. Evite-a. Trabalhe o texto com a tomada da linguagem denotativa. Por conseguinte, as aspas tornar-se-ão desnecessárias.

2 ERRO – antes do verbo CABER temos a presença da vírgula, quando, neste caso, deveria ser utilizado, o .(ponto).

 

Espero que tenha alcançado êxito na busca dos erros e qualquer dúvida entre em contato pelo endereço:

 

Abraços e felicidades.

Dênison Ventura Sant ´Ana.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais